Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Aluno

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais06/05/2024

Faça 20 linhas de resumo desse texto Jovens e identidade nos...

Faça 20 linhas de resumo desse texto Jovens e identidade nos grupos sociais

Entre alegrias, conflitos e angústias, o jovem na sociedade ocidental vive um periodo no qual se questiona e busca sua própria identidade, construída median- te relações familiares ou com integrantes de outros segmentos sociais, como colegas de escola, de trabalho e de lazer.

Parte importante da identidade é construída na interação do indivíduo com o meio social, ao definir traços comuns de conduta que implicam a ideia de pertencimento a um coletivo. Numa sociedade globalizada como a atual, a in- teração entre realidades locais e global marca os processos identitários.

A identidade da juventude se relaciona com cada época e contexto sociocul- tural e pode ser percebida pelo comportamento, pela forma de se vestir ou pelo consumo musical, entre muitos outros aspectos. As representações sociais da juventude ora trazem atributos juvenis positivos, relacionados à mudança social, ora acentuam uma dimensão negativa, acarretada pelos problemas de empre- go e pela falta de perspectivas. A socióloga bra- sileira Helena Abramo exemplifica: se, nos anos 1960, a juventude era um "problema" por prota- gonizar uma crise de valores e um conflito de gerações situado principalmente no terreno ético e cultural, a partir da década de 1970 os "proble- mas" do emprego e da entrada do jovem na vida produtiva praticamente transformaram a juven- tude em categoria econômica. Nesse sentido, a juventude atual vê-se incentivada, especialmen- te pela publicidade, ao individualismo e ao con- sumismo - comportamento caracterizado pelo consumo em larga escala de bens materiais e simbólicos, ainda que estes não apresentem utilidade prática. Entre 2013 e 2014, houve em grandes cidades brasileiras um fenômeno que ficou conhecido como "rolezinho". Jovens, em geral moradores das periferias, organizavam pelas redes sociais grandes encontros em shopping centers para passear, namorar, cantar, entre outras coisas. Isso gerou uma reação tanto de frequentadores e consumidores quanto dos gerentes desses estabelecimentos, que buscaram impedir esses jovens de frequentarem, em grupos, tais espaços. Desse contexto surgiram debates não apenas sobre os próprios rolezinhos, como também sobre os motivos para a reação a eles.

Um elemento central em muitas das análises é que a tensão entre organizado- res e frequentadores dos rolezinhos, de um lado, e consumidores e comerciantes dos shopping centers, de outro, decorreria da segregação social presente na socieda- de brasileira. Fenômenos como o do rolezinho estão diretamente ligados ao estímu- lo ao consumo promovido pelos criadores desses centros de consumo, que acabam se tornando também espaços de lazer com usos não previstos por seus criadores.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros