FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
O território brasileiro formou-se a partir do estabelecimento do soberano do reino de Portugal sobre suas terras no continente americano. No início da colonização, em 1494, o território da América portuguesa era delimitado pelo Tratado de Tordesilhas. Assinado em 1494, esse tratado dividiu as terras entre Portugal e Espanha, no tocante ao avanço na exploração e colonização pelos dois reinos. Os portugueses estavam às 370 léguas correspondendo às terras a serem exploradas. As terras eram consideradas como uma linha imaginária.
No Nordeste do território colonial, o sucesso da imprensa canavieira propiciou a ocupação dos terrenos para a exportação do açúcar para a Europa. No século XVIII, a mineração foi a principal atividade econômica, com a exploração de ouro e pedras preciosas.
A região amazônica teve sua ocupação ligada a interesses da Coroa portuguesa, preocupada com a possível expansão da Espanha na coleta de recursos naturais.
Com os avanços da ocupação colonial, o território português na América, já no século XIX, uma configuração semelhante à do Brasil atual. A última das nossas fronteiras deu-se com a compra pelo Brasil, em 1903, da área que hoje compõe o estado do Acre.
Cana-de-açúcar, bandeirantes e mineração
No século XVI, o litoral do Nordeste concentrava os investimentos portugueses e ocupação do território em razão da economia canavieira e da exportação do açúcar para a Europa.