gradiente de concentração, que são características do processo de difusão.
Questão 9: Um projeto científico que planejava descrever todos os peixes elétricos da América do sul encontrou uma espécie que emite a maior voltagem já registrada por animal, chegando a 860 volts (Fonte:
https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,nova-especie-de-peixe-eletrico-da-amazonia-produz-um-choque-de-8-tomadas, 70003004411).
As células são capazes de gerar eletricidade espontaneamente, fenômeno que é conhecido por bioeletrogênese. Para entender como esse fenômeno acontece, precisamos entender primeiro que os íons são substâncias químicas que ganharam ou perderam elétrons e se tornaram eletricamente carregados. Os íons podem ter carga negativa (aníon) ou positiva (cátion). Nas células, os íons responsáveis pela geração da eletricidade são os íons sódio (Na+) e potássio (K+).
Assinale a alternativa correta:
A) O canal proteico, pelo qual íons potássio e sódio podem extravasar, ou seja, difundir-se de um lado para o outro da membrana, é chamado de canal de "esvaziamento" de potássio-sódio (Na+ - K+).
B) O mais importante é o extravasamento de íons sódio porque, em média, os canais são, normalmente, cerca de 100 vezes mais permeáveis ao sódio do que aos íons potássio.
C) A bomba de sódio-potássio transporta íons sódio para fora da célula, mantendo baixa concentração desses íons no lado interno e alta concentração no lado externo e que ao mesmo tempo transporta íons potássio para dentro, mantendo uma alta concentração desse íon no lado interno e uma baixa concentração no lado externo.
D) Como a concentração dos íons potássio é maior dentro do que fora da célula, esse íon tende a se difundir para fora da célula pelos canais de extravasamento, deixando o interior da célula mais positivo.
E) A membrana é muito menos permeável aos íons sódio, esses íons têm um papel muito menor na eletricidade positiva gerada no interior das células pela difusão dos íons potássio.