Grupo é um instrumento profissional de comunicação oral que envolve um coletivo de pessoas e cujos objetivos costumam gravitar em torno da identificação das demandas que trazem os usuários, o elencamento de prioridades, a coleta de dados, além de propiciar um espaço de reflexão sobre o cotidiano e as formas de enfrentamento das situações apresentadas. Diante disso, o trabalho com grupos em Serviço Social requer.
A. Conhecimento aprofundado do espaço sócio ocupacional; debate teórico-metodológico em torno de seu objeto; conhecer o perfil dos usuários; conhecer as demandas trazidas pelos usuários; conhecer o território no qual a instituição localiza-se.
B. Conhecimento aprofundados das distintas políticas sociais; debate teórico-metodológico em torno do objeto da equipe de trabalho; conhecer o perfil dos usuários; conhecer as demandas institucionais; conhecer todas as famílias residentes do território no qual a instituição localiza-se.
C. Habilidade na condução de grupos com participantes de idades muito distintas, como idosos e adolescentes; dominar a utilização de recursos áudio-visuais; conhecer a técnica de aplicação e análise de testes psicossociais; conhecer o território no qual a instituição está inserida.
D. Esclarecer o posicionamento político partidário dos facilitadores do grupo; conhecer as demandas institucionais e individuais; compreender como se dá o processo de utilização dos instrumentos que serão aplicados no grupo; munir-se da dimensão teórico-metodológica.
E. Habilidade na condução de dinâmicas de grupo que proporcionem que todos os membros do grupo, obrigatoriamente, verbalizem algo; debate ético-político com membros da equipe interdisciplinar; conhecer as demandas dos territórios nos quais os membros do grupo estão insedidos.