harmonia dos elementos da biosfera é essencial, pois qualquer perturbação em um de seus componentes pode desencadear impactos prejudiciais em todo o sistema terrestre. Um exemplo claro disso é:
A) A introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode desequilibrar as relações de predadores e presas, causando uma cascata de efeitos negativos em toda a biosfera.
B) O desmatamento em uma região específica não afeta o equilíbrio da biosfera, pois a natureza é resiliente o suficiente para se adaptar a tais mudanças.
C) O aumento da poluição em uma área limitada não tem impacto significativo no equilíbrio global da biosfera, já que a natureza é capaz de se autorregular.
D) A destruição de habitats naturais apenas afeta as espécies presentes naquela área, não tendo influência sobre o equilíbrio geral da biosfera.
E) A extinção de uma espécie não tem impacto sobre o equilíbrio da biosfera, pois outras espécies ocuparão seu nicho ecológico.
Obrigatória
Nota:
1
(IFBA 2013) O planeta Terra configura-se como um sistema formado pelas camadas terrestres, que estabelecem entre si uma relação permanente de troca de energia e matéria. Assim, para o entendimento da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza nos dias atuais, faz-se necessária a compreensão da dinâmica dos elementos naturais no Geossistema. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
A) a modelagem da superfície terrestre é determinada pela ação natural e isolada da água, que define os processos de intemperismo, erosão e sedimentação hídrica.
B) a radiação solar é a principal fonte de energia do geossistema, propagando-se por meio de ondas longas de calor, que são diretamente absorvidas pelos gases estufa na atmosfera.
C) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem na superfície terrestre, dando origem aos solos.
D) o campo magnético da Terra origina-se no núcleo terrestre, que é constituído pelos compostos físico-químicos do silício + alumínio (sial) e silício + magnésio (sima).
E) a plataforma continental é a zona de transição entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, apresentando uma espessura pouco variável em decorrência do princípio da isostasia terrestre.