I
Deficiência de fator intrínseco
Anemia perniciosa, ressecção gástrica, ingestão de corrosivos, fator intrínseco inerte.
II
Sem deficiência de fator intrínseco
Infecção intestino delgado, má absorção familiar, Má absorção induzida por drogas, doença ileal.
III
Dieta rica em folato
Má absorção induzida por drogas, ressecção jejunal, diarreia tropical, sensibilidade ao glúten.
IV
Dieta pobre em folato
Dieta deficiente, gravidez, infância.
A anemia megaloblástica - AM é um quadro hematológico causado por um bloqueio na produção de DNA devido a deficiência de vitamina B12 (cobalamina) ou ácido fólico, podendo acometer três linhagens hematopoiéticas, especialmente a linhagem eritróide. As anemias megaloblásticas constituem um subgrupo das anemias macrocíticas caracterizadas por anormalidades morfológicas típicas nas células precursoras das linhagens eritróide, granulocítica e megacariocitária da medula óssea.
O quadro a seguir apresenta as principais causas de deficiência de vitamina B12 e ácido fólico que resultam em anemia megaloblástica:
ssinale a alternativa que apresenta a substituição correta dos números romanos da table pele os termos destacados no texto (deficiência de vitamina B12 e ácido fólico).
Escolha uma:
a.
I- deficiência de ácido fólico; II- deficiência de vitamina B12; III- deficiência de vitamina B12; IV- deficiência de ácido fólico.
b.
I- deficiência de vitamina B12; II- deficiência de ácido fólico; III- deficiência de ácido fólico; IV- deficiência de vitamina B12.
c.
I- deficiência de vitamina B12; II- deficiência de ácido fólico; III- deficiência de vitamina B12; IV- deficiência de ácido fólico.
d.
I- deficiência de ácido fólico; II- deficiência de vitamina B12; III- deficiência de ácido fólico; IV- deficiência de vitamina B12.
e.
I- deficiência de vitamina B12; II- deficiência de vitamina B12; III- deficiência de ácido fólico; IV- deficiência de ácido fólico