^ idela de livre comércio nāo se desenvolveu apenas dentro das naçōes, pois essa ideologia foi imposta também nas relaçōes políticas e econômicas entre os diversos países. A partir dessa idela surgiram os conhecidos blocos econômicos que visam diminuir os empecilhos e facilitar a relaçāo entre as naçōes. Portanto, os países que fazem parte do bloco X, por exemplo, possuem livre mercado entre si, diminuindo as taxas de importaçāo e outros tipos de tributaçōes impostas pelo mercado externo. A negociaçāo entre os países dos blocos săo determinada de acordo com as suas necessidades econômicas e políticas. Assim, essas naçōes podem importar e exportar com os outros países sem nenhuma restriçāo, na maioria das vezes. Isso gera diversas consequências para a economia interna dos países.
A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.
- A formaçāo de blocos econômicos aumenta a concorrência interna das naçōes. As multinacionais poderosas que entram em determinados países possuem uma concorrência desleal com micro e pequenas empresas nacionais, e essas acabam perdendo espaço no mercado.
II. Os blocos econômicos aumentam o número de importaçōes e exportaçōes entre diferentes naçōes. Isso faz com que haja uma maior quantidade de produtos importados em determinado país.
III. Em todos os blocos econômicos existe a livre circulaçāo de bens e pessoas. Portanto, nāo há empecilhos de importaçāo e exportaçāo de produtos, e qualquer cidadāo pode circular livremente pelas naçōes participantes dos blocos econômicos.
Está correto o que se afirma em.