Imagine um indivíduo sedentário, com 46 anos, 28% de gordura corporal, índice de massa corporal (IMC) de 29, pressão arterial em repouso com valores de 144/90 mmHg, resposta hipertensiva ao esforço, VO2max de 34 ml/kg/min, manifestação de problemas cardiovasculares e não fumante. Para atender a esse aluno, o profissional de educação física deve:
A) confirmar a condição de obesidade moderada; recomendar uma atividade física qualquer a ser realizada, no mínimo, três vezes durante a semana, ao longo de 30 minutos; atentar para os riscos do tabagismo, visando ao enfrentamento do vício.
B) apontar a ineficácia da medida de IMC; orientar quanto à alimentação necessária para a redução da pressão arterial; indicar exercícios aeróbicos de baixa intensidade a serem realizados, no mínimo, três vezes ao longo da semana.
C) investigar e tratar possíveis causas de problemas cardiovasculares; programar exercícios físicos aeróbicos com duração de 20 a 60 minutos e de força dinâmica por, no mínimo, três vezes na semana.
D) atentar para o risco de doenças cardiovasculares; programar exercícios físicos aeróbicos com duração entre 20 a 60 minutos e de força dinâmica a serem realizados, no mínimo, três vezes na semana; recomendar a procura de outros profissionais da saúde.
E) orientar-lo em relação à sua alimentação, visando à redução de peso e da hipertensão; indicar exercícios aeróbicos três vezes na semana e outros exames com vistas a aprofundar seu histórico de problemas cardiovasculares.