. Immanuel Kant (1724-1804), filósofo alemão, é fundador da chamada Filosofia Crítica. Kant consagrou suas ideias na história da filosofia e ao concentrar sua carreira na determinação conceitual referente ao debate sobre a natureza do conhecimento humano. Ele é amplamente conhecido por sua filosofia crítica, que tentou reconciliar as tradições racionalistas e empiristas da época. Kant nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental (hoje Kaliningrado, na Rússia), onde passou a maior parte de sua vida. Em seu trabalho influenciou uma vasta gama de disciplinas, desde a filosofia até as ciências sociais e as humanidades. Filósofos subsequentes, como Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e muitos outros, foram profundamente influenciados por Kant, seja adotando, modificando ou criticando suas ideias.
Fonte: VAZ, Fabiane Brião. Fundamentos da ciência política, filosofia e sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2018.
Sobre Kant, assinale a alternativa correta:
A. () O reconhecimento de Kant aconteceu, especialmente, pelo fato de que suas ideias possibilitavam uma conexão entre a ideia do idealismo, que tem em Descartes seu principal expoente, e do subjetivismo apresentado por Hume.
B. () Defendeu que o ensino da filosofia fosse voltado para conceitos filosóficos, desconsiderando a prática de filosofar.
C. () Kant conseguiu trabalhar as questões sobre a razão humana deixando de considerar a importância das experiências no processo de obtenção do conhecimento.
D. () Fez com que o ensino da filosofia se baseasse em conceitos filosóficos. Argumentava que era preciso ensinar filosofia e não filosofar.
E. () Kant se tornou um dos principais expoentes da filosofia moderna. Tratou de demandas que englobavam desde a natureza do espaço e do tempo até as questões de moralidade humana.