Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Henrique

SENT BY THE APP
Estudos Gerais10/07/2024

Ir para o conteúdo principal FecharSer Educacional Página d...

Ir para o conteúdo principal

FecharSer Educacional Página da instituição Savio Henrique Monteiro da Boaventura Atividade Disciplinas Calendário Mensagens Notas Desempenho Fazer logoff Privacidade Termos Acessibilidade

Menu Disciplinas Ir para o conteúdo principal Híbrido - 248572 . 5 - Hbd40 - Desenvolvimento de Aplicações para Internet - 20242 Docentes da Disciplina Detalhes e ações Conteúdo da Disciplina Meu Desempenho Acompanhe aqui sua evolução, notas e conquistas na disciplina. Organize seus Estudos com a Sofia Conheça a Sofia e planeje seu aprendizado através de dicas, horários de estudo e calendário personalizado. Calendário Acadêmico - HBD Vamos iniciar a Trilha de Aprendizagem da disciplina? Aqui você iniciará seus estudos, repleto de novas descobertas, muito conhecimento e aprendizado. Continue seus conhecimentos com mais informação e interatividade. Material Didático Interativo: Unidade 2 Conteúdo e recursos para você iniciar seu aprendizado. Biblioteca Virtual: e-Book O e-book da sua disciplina está aqui. Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Sem data de entrega Já se sente preparado(a) para esta Avaliação On-line? Consulte o calendário acadêmico, programa-se e envie antes da data de encerramento! Você já acessou metade da sua disciplina, Parabéns! Chegamos à última unidade de conteúdo, é importante manter o ritmo e concluir com sucesso a trilha de aprendizagem da sua disciplina. ×

course.content.assessment.attempt.menu Teste

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 10 de 10 questões restantes Conteúdo do teste Pergunta 1 Pergunta 1 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“Como uma implementação de referência de várias versões de especificações de servlet/JSP, fáceis de implementar e com muitos recursos, o Tomcat é quase uma obrigação nos ambientes de desenvolvimento. As qualidades de suas versões mais recentes permitem que ele seja usado com frequência em ambientes de produção”.

Fonte: DOUDOUX, J. 2019. Développons en Java. Disponível em: https://www.jmdoudoux.fr/java/dej/chap-tomcat.htm. Acesso em: 23 set. 2019.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, analise as informações sobre sua arquitetura básica disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.

  1. Servidor.

  2. Service.

  3. Engine.

  4. Host.

  5. Contexto.

( ) Processa solicitações de diferentes conectores e é considerado o mecanismo de processamento do Servlet em Java.

( ) Representa o nome de domínio cujas consultas são processadas.

( ) Permite a criação de um ambiente de aplicação com associação de um aplicativo Web a um único caminho de URL.

( ) Encapsula o contêiner Web. Em uma máquina virtual Java, só pode ser executado um servidor por vez.

( ) Agrupa conectores, gerenciando as comunicações com um cliente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

3, 2, 4, 5, 1.

5, 3, 4, 2, 1.

3, 4, 1, 2, 5.

3, 4, 5, 1, 2.

2, 3, 1, 5, 4.

Pergunta 2 Pergunta 2 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. No entanto, Java é uma linguagem que necessita de grande volume de escrita de código, portanto, uma das principais desvantagens da linguagem é que mesmo tarefas simples geralmente envolvem a escrita de uma quantidade significativa de código. Em alguns casos, escrever muito código pode levar a certos problemas, chamados de code smells [...]”

Fonte: FLAUZINO, M. et al. Are you still smelling it? A comparative study between Java and Kotlin language. 2018. Página 1. Disponível em: http://professores.dcc.ufla.br/~durelli/sites/default/files/papers/SBCARS18.pdf. Acesso em: 09 out. 2019.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento Web utilizando Java, pode-se afirmar que a característica problemática de Java citada no trecho apresentado é a:

agregabilidade.

extensibilidade.

volumosidade.

verbosidade.

escalabilidade.

Pergunta 3 Pergunta 3 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“Muitos dos que migram para o Java se perguntam o porquê dessa linguagem ser tão famosa, uma vez que é muito mais complexa que as demais citadas. A utilização de tecnologias Java oferece diversas vantagens em relação ao uso de outras tecnologias no servidor. As principais vantagens são herdadas da própria linguagem Java.”

Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: VII. Rio de Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as vantagens do uso de tecnologias Java, analise as afirmativas a seguir.

I. O Java apresenta grande velocidade de processamento de scripts, porém, isso é possível pela dependência de seus códigos funcionarem em um sistema operacional específico, escolhido pelo desenvolvedor.

II. A base conceitual de orientação a objetos do Java simplifica o desenvolvimento e aproxima a resolução de problemas do mundo real, também composto de classes de objetos.

III. O Java apresenta uma boa segurança, possui vários recursos de proteção das classes e de seu ambiente como um todo, além de suporte ao tratamento de exceções.

IV. As tecnologias têm boa integração, principalmente devido ao Java requerer execução de processamento em fila, evitando concorrência no comportamento de objetos.

Está correto apenas o que se afirma em:

III e IV.

I, II e IV.

I e IV.

II e III.

I, II e III.

Pergunta 4 Pergunta 4 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“Servlets são classes Java, desenvolvidas de acordo com uma estrutura bem definida, e que, quando instaladas junto a um Servidor que implemente um Servlet Container (um servidor que permita a execução de Servlets, muitas vezes chamados de Servidor de Aplicações Java), podem tratar requisições recebidas de clientes”.

Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 29. Rio de Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, analise os códigos que geralmente estão presentes em uma classe Servlet e associe-os com suas respectivas funções.

  1. import javax.servlet.http.HttpServletRequest;

  2. import javax.servlet.annotation.WebServlet;

  3. @WebServlet(“/Exemplo1”);

  4. package mypackage;

  5. import java.io.PrintWriter;

( ) Informa ao servidor em qual endereço URL o Servlet pode ser chamado.

( ) Define o pacote da classe.

( ) Faz a importação da classe de requisição.

( ) Faz a importação da classe que devolve o texto de resultado.

( ) Faz a importação da classe que permite anotações no código.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

3, 4, 5, 2, 1.

3, 4, 1, 5, 2.

5, 3, 4, 2, 1.

1, 3, 2, 4, 5.

4, 2, 1, 5, 3.

Pergunta 5 Pergunta 5 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“As variáveis de ambiente são sequências de caracteres que contém informações como unidade, caminho ou nome de arquivo. As variáveis de ambiente controlam o comportamento de vários programas. Como exemplo de variáveis de ambiente temos: PATH, CLASSPATH, USER, TEMP, JAVA_HOME e etc.”

Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 16. Rio de Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007. 736 páginas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de desenvolvimento, pode-se afirmar sobre a variável PATH que:

ela deve ser adicionada nas variáveis de ambiente do sistema operacional, apontando para a pasta denominada “util” do JDK.

apesar de útil, ela interfere invasivamente no trabalho final do desenvolvedor, requisitando classes na versão correta do JDK, sendo utilizada para alterar locais de compilação no modo interno da plataforma Java EE.

essa configuração de adição no sistema operacional corresponde a uma tarefa inicial, útil e obrigatória para o desenvolvedor.

para o teste dessa configuração no Windows 10 é necessário, primeiramente, reiniciar a máquina.

a sua configuração é útil e ajuda o desenvolvedor em seu trabalho diário, principalmente se ele desejar testar códigos via linha de comando.

Pergunta 6 Pergunta 6 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“O protocolo HTTP começa com uma solicitação que, por sua vez, o devolve com uma resposta. [...] Após enviar a solicitação, o navegador pode enviar alguns cabeçalhos que fornecem informações a respeito da solicitação, seu conteúdo [...].”

Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Páginas 1 e 2. Rio de Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre parâmetros de requisição no protocolo HTTP 1.1, pode-se afirmar que as informações geralmente fornecidas no cabeçalho no momento da requisição ao servidor são:

tipo da requisição, host alvo, dados pessoais da conta do usuário, navegador do cliente e sistema operacional do cliente.

tipo da requisição, host alvo, tempo máximo de espera do retorno, navegador do cliente e sistema operacional do cliente.

tipo da requisição, host alvo, navegador do cliente, sistema operacional do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo Keep-Alive.

tipo da requisição, host alvo, navegador do cliente, sistema operacional do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo Keep-Cross.

tipo da requisição, host alvo, tipo de sincronização, navegador do cliente, sistema operacional do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo Keep-alive.

Pergunta 7 Pergunta 7 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“Embora o HTTP tenha sido projetado para utilização na Web, ele foi criado de modo mais geral que o

essa razão, são aceitas operações chamadas métodos, diferentes da simples solicitação de uma página Web.”

Fonte: TANENBAUM A. S. Redes de Computadores. Página: 694. Quarta edição. Editora Campus - Elsevier Brasil, 2003. 945 páginas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos do HTTP, pode-se afirmar que:

o método GET é utilizado para envio de arquivos para o servidor via upload.

para envio de informações aos scripts pode-se utilizar métodos que incorporam arquivos de estilos de dados.

o método GET, assim como o POST, também envia parâmetros no corpo da requisição HTTP.

para envio de informações aos scripts via método GET são utilizados parâmetros textuais incorporados na URL.

o método POST foi criado para ser utilizado em formulários HTML, se diferenciando dos demais métodos por ter o campo Host desabilitado em seu corpo.

Pergunta 8 Pergunta 8 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“O erro mais comum é escolher um número de porta que já esteja em uso. O servidor não poderá iniciar se houver outro processo no seu sistema utilizando as portas configuradas no Tomcat. Use o comando netstat -a ou outro semelhante para descobrir quais portas estão realmente em uso”.

Fonte: BRITTAIN J.; DARWIN I. Tomcat: the definitive guide. Página: 50. 2a. ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA. Newton: O’Reilly Media, 2008. 496 páginas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as portas utilizadas no Tomcat, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. Os servidores Web normalmente utilizam a porta 80, que é a porta padrão da instalação inicial do Tomcat.

II. A porta padrão do conector Apache JServ Protocol (AJP) no Tomcat é a 8009.

III. A porta padrão do Tomcat para conexão de dados segura do tipo HTTPs é a 443.

IV. Alterações nas portas podem ser feitas ao editar o arquivo de configuração server.xml e reiniciar o serviço.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F, V, F, V.

V, V, F, F.

F, F, V, V.

V, F, V, F.

F, V, V, V.

Pergunta 9 Pergunta 9 0,1 Pontos Ponderando que no cotidiano das empresas de desenvolvimento de software geralmente existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando na mesma base de código ao mesmo tempo, foram criadas ferramentas para suportar esse tipo de trabalho.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do ambiente de desenvolvimento, pode-se afirmar sobre as ferramentas citadas no trecho apresentado que:

essas ferramentas têm significativa complexidade e, devido a isso, têm alto custo de licenciamento e de adoção.

elas têm importância secundária no desenvolvimento Web, já que as equipes normalmente fazem um acordo de trabalhar em páginas separadas, travando a edição de arquivos por autor diretamente nos repositórios dos servidores.

elas são parte fundamental da maioria das ferramentas do tipo IDEs, e são incapazes de serem utilizadas de modo independente, em linha de comando, por exemplo.

são utilizadas ferramentas de gestão de versão, configuração de código e outros artefatos do projeto, controlando possíveis conflitos em arquivos e replicando alterações.

essas ferramentas também são consideradas editores de código-fonte, e podem estar presentes alertando qualquer abertura de arquivo para edição.

Pergunta 10 Pergunta 10 0,1 Pontos Leia o trecho a seguir:

“O método service é chamado pelo contentor de servlet depois que o método init do servlet permitir ao servlet responder a uma solicitação. Tipicamente, servlets executam dentro de contentores de servlet multi-sequenciais, que podem gerenciar com múltiplas solicitações consecutivamente.”

Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Página: 18. Rio de Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2002.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o método service de um Servlet, analise as afirmativas a seguir.

I. O método service de um Servlet retorna em sua última linha uma string, que é a página processada.

II. O primeiro parâmetro do método service de um Servlet é do tipo HttpServletResponse, para que a ligação com a resposta HTTP seja realizada.

III. O método service de um Servlet é responsável por receber e processar as requisições, enviando uma resposta ao cliente.

IV. Se houver algum problema de processamento, o método service de um Servlet pode lançar uma exceção, de entrada ou de saída, do tipo ServletException.

Está correto apenas o que se afirma em:

II e III.

I, II e III.

I, II e IV.

III e IV.

I e IV.

Nenhum filtro aplicado. Todas as questões estão listadas. Salvar e fechar Enviar ×

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee