Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Laura
Leia a dedicatória (Texto 1) e o último parágrafo (Texto 2) ...
Leia a dedicatória (Texto 1) e o último parágrafo (Texto 2) de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder às questões 1 e 2:
TEXTO 1 – Dedicatória
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.
TEXTO 2 – Capítulo 160 – Das negativas
[...] Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que sai quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Fonte: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis.
Obrigatória
Nota:
1
No início de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador, com a dedicatória (Texto 1) busca...
A) homenagear suas conquistas em vida, exaltando seus feitos.
B) apresentar uma visão otimista da vida, visto que morreu de forma digna.
C) fazer uma reflexão melancólica sobre a morte e os que ficaram vivos.
D) ironizar a sua própria vida, dedicando suas memórias ao verme que consumiu seu corpo.
E) refletir, de forma solene e rebuscada, sobre a sua própria trajetória em vida.
Obrigatória
Nota:
1
No capítulo final (Texto 2), Brás Cubas afirma "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria", revelando que o narrador...
A) lamenta profundamente não ter tido filhos, já que isso foi sua maior frustração em vida.
B) reflete sobre a vida com otimismo, considerando uma vitória não ter transmitido sofrimentos a outros.
C) demonstra seu egocentrismo ao se considerar o único sofredor em um mundo sem sentido.
D) acredita que a vida é uma dádiva, e a ausência de filhos foi superada por suas conquistas na política.
E) vê, de forma irônica, a ausência de filhos como uma bênção, pois não transmitiu os males coletivos da vida a outros.
Veja o verbete disponibilizado na página Wikipédia sobre a escritora Conceição Evaristo para responder às questões 3 e 4:
TEXTO 3
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_Evaristo (adaptado.)
Obrigatória
Nota:
1
Verbetes de enciclopédias digitais, como a Wikipedia, e textos biográficos compartilham uma função em comum: a de apresentar informações sobre a vida de uma pessoa. Com base na leitura do verbete/perfil acima, qual das alternativas a seguir exemplifica a relação entre o verbete/perfil de enciclopédias digitais e uma biografia?
A) O verbete de enciclopédias digitais é, devido aos hiperlinks, mais longos e detalhados do que uma biografia.
B) A biografia e o verbete de enciclopédias digitais visam fornecer análises profundas sobre a vida de uma pessoa.
C) O verbete de enciclopédias digitais oferece um resumo conciso, enquanto a biografia pode incluir mais análises e reflexões.
D) A biografia e o verbete de enciclopédias digitais são idênticos em estilo e conteúdo, não havendo diferença em sua abordagem.
E) O verbete de enciclopédias digitais prioriza opiniões sobre o biografado, ao contrário da biografia, que se baseia em fatos.
Obrigatória
Nota:
1
Considerando-se a leitura acima, analise as afirmações a seguir:
I. Conceição Evaristo nasceu em Minas Gerais.
II. Ela é conhecida por seu trabalho como artista plástica.
III. Evaristo é uma das vozes mais importantes da literatura contemporânea africana.
IV. Seu único livro publicado foi Ponciá Vicêncio.
V. Conceição Evaristo é reconhecida por abordar temas de identidade e resistência em suas obras.
Assinale a alternativa que evidencia as afirmações corretas.
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
C) III e IV.
D) IV e V.
Assista ao vídeo a seguir para responder às questões 5 e 6:
TEXTO 4
PRETUGUÊS: a africanização da língua portuguesa brasileira | O Enigma da Energia Escura
Obrigatória
Nota:
1
Analise as afirmativas a seguir e assinale se elas são certas ou erradas.
I. O pretuguês, conceito criado pela intelectual e ativista Lélia González, seria o português falado nos países africanos de colonização portuguesa.
II A troca do "l" pelo "r" em termos como "Flamengo" ("Framengo") evidencia uma influência do grupo linguístico bantu, no qual não há a letra/o fonema "l".
III. O menosprezo por expressões linguísticas que caracterizam o pretuguês seria um traço do racismo linguístico que existe no Brasil.
A) O pretuguês, conceito criado pela intelectual e ativista Lélia González, seria o português falado nos países africanos de colonização portuguesa.
Certo
Errado
B) A troca do "l" pelo "r" em termos como "Flamengo" ("Framengo") evidencia uma influência do grupo linguístico bantu, no qual não há a letra/o fonema "l".
Certo
Errado
C) O menosprezo por expressões linguísticas que caracterizam o pretuguês seria um traço do racismo linguístico que existe no Brasil.
Certo
Errado
Obrigatória
Nota:
1
No vídeo, o rapper Emicida lê um trecho de um texto acadêmico de Lélia González, no qual se notam diversas marcas linguísticas que se aproximam da oralidade, da informalidade e do próprio pretuguês que a autora defende. Considerando-se essa informação, assinale a alternativa correta.
A) A autora, que declarava que a "luta da gente é aqui embaixo", buscava trazer para dentro do discurso acadêmico a linguagem direta e popular, aproximando-o do povo.
B) A autora, ao trazer essas marcas para o contexto acadêmico, demonstrava não compreender a necessidade de uma linguagem formal e dentro da norma-padrão nesse ambiente.
C) A autora, apesar de usar uma linguagem acessível, tratava de temas desconectados da realidade da população, o que contradizia seu discurso.
D) A autora defendia que todos os textos acadêmicos e científicos fossem escritos em pretuguês, como forma de contestar a colonização linguística.
E) A autora, ao utilizar o pretuguês em seus textos acadêmicos, impossibilitava a discussão de suas ideias dentro da universidade.
Leia o texto a seguir para responder às questões 7 e 8:
TEXTO 5
TJMRS torna a linguagem jurídica mais acessível ao público com o uso da Inteligência Artificial
REPRODUÇÃO
O Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJMRS) lançou um serviço com o objetivo de tornar a linguagem jurídica mais acessível e compreensível para o público em geral. A partir de agora, as decisões, os despachos, as notas e todas as movimentações processuais ficarão de fácil compreensão para quem não é operador do direito.
O Projeto foi desenvolvido pelos servidores da casa, através do Laboratório de Inovação do TJMRS (NUBE9). O “Explica Aí, Tchê” é uma ferramenta de inteligência artificial que traduz e resume decisões judiciais para uma linguagem simples e direta, facilitando assim a compreensão por parte dos jurisdicionados e cidadãos. A ferramenta está integrada à biblioteca OpenAI, também empregada pelo ChatGPT, o que assegura um alto nível de inteligência e eficiência.
[...]
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do tribunal, essa é a versão 1.0 do Explica Aí Tchê, que permanecerá em constante aprimoramento. Em uma próxima etapa, a ferramenta também possibilitará, entre outros avanços, a integração direta com o sistema judicial eletrônico (eproc), jurisprudência, site e redes sociais e a inserção de arquivos PDFs de outros órgãos para análise e tradução.
Fonte: https://correiobrigadiano.com.br/2024/04/30/tjmrs-torna-a-linguagem-juridica-mais-acessivel-ao-publico-com-o-uso-da-inteligencia-artificial/. (adaptado.)
Obrigatória
Nota:
1
Analise as afirmativas a seguir.
I. A ferramenta de IA descrita no texto tem como objetivo auxiliar os operadores do Direito a escreverem sentenças e outros textos jurídicos.
II. A ferramenta de IA descrita no texto tem como objetivo traduzir a linguagem técnica do Direito para o público leigo, a fim de torná-la acessível.
III. A ferramenta de IA descrita no texto, embora tenha uma justificativa legítima, não é eficiente em seu propósito de facilitar a compreensão de textos jurídicos.
Assinale a alternativa que traz a sequência das afirmativas corretas, de acordo com a leitura do texto.
A) V – F – F.
B) F – V – V.
C) F – V – F.
D) V – F – V.
E) V – V – F.
Obrigatória
Nota:
1
A respeito do termo "juridiquês", analise e identifique as alternativas corretas.
A) O termo é informal, e pode ter conotação pejorativa, para designar a linguagem técnica da área jurídica.
B) O termo é oficial para uma língua própria utilizada por operadores do Direito.
C) O qualificativo "temido" atribuído ao "juridiquês" reforça a ideia de que se trata de uma linguagem ainda inacessível.
D) O "juridiquês" pode ser considerado uma variedade linguística, pois se caracteriza por um conjunto de jargões, termos técnicos e estruturas frasais próprias.
E) O uso do "juridiquês" tem como propósito a disseminação da linguagem técnica do Direito para o público leigo.
Leia o artigo a seguir para responder às questões de 9 e 10:
TEXTO 6
Opinião: a prata de Rebeca Andrade é uma conquista gigante para a ginástica do Brasil
Ginasta de 22 anos colocou o Brasil pela primeira vez entre as potências da modalidade na prova de maior investimento e prestígio da ginástica artística
Por Marcos Guerra — São Paulo — 29/07/2021, 18h01 — Atualizado há 3 anos
Reprodução
Poucos minutos depois de Rebeca Andrade conquistar a prata no individual, a romena Nadia Comaneci lhe parabenizou em suas redes sociais. Uma lenda da ginástica artística saudou a entrada da brasileira para o hall de maiores ginastas da história. É esse o tamanho da conquista de Rebeca Andrade nesta quinta-feira. Gigante!
Me atrevo a dizer que é a maior conquista da história da ginástica brasileira. Com todo respeito ao ouro de Arthur Zanetti nas argolas de Londres 2012, ao bicampeonato mundial de Diego Hypolito no solo e ao ouro pioneiro no solo de Daiane dos Santos no Mundial de 2003. Eles abriram o caminho, sim, e nem quero comparar a importância de medalhas tão diferentes.
No entanto, é preciso ressaltar que duas finais têm maior peso na ginástica: por equipes e o individual geral. É quando se define a melhor "escola" de ginástica e o ginasta mais completo. É o que movimento os programas esportivos das potências da modalidade.
E só olhar as últimas medalhistas olímpicas do individual geral. Desde Atenas 2004, Estados Unidos, Rússia e China dominaram o pódio. Três potências esportivas e econômicas que investem pesado em seus programas esportivos. Rebeca Andrade colocou o Brasil entre as potências olímpicas pela primeira vez. E logo com um "Baile de Favela"! Que ousadia dela!
[...]
É importante destacar também que são as mulheres as donas dos holofotes na ginástica artística. Enquanto outros esportes valorizam mais os homens, na ginástica as mulheres recebem maior atenção dos fãs e da mídia, o que acaba rendendo também maior apoio financeiro de patrocinadores. Então Rebeca se colocou entre as melhores da prova individual mais prestigiada de seu esporte.
Ao receber a medalha, Rebeca fez questão de agradecer a todos os envolvidos e todos que abriram o caminho. Não fosse Daiane dos Santos e seu "Brasileirinho", os olhos da pequena Rebeca não teriam ficados vidrados na TV, encantados com a ginástica. Não fosse Daniele Hypolito e Jade Barbosa (bronze no individual geral do Mundial de 2007), os árbitros não teriam visto que o Brasil também forma ginastas completas. E tradição sempre pesa na ginástica.
Quem sabe Rebeca não seja o início de uma nova tradição!? Quem sabe quantas meninas se encantaram com o "Baile de Favela"!? Quem sabe quantos frutos essa medalha pode trazer!?
Fonte: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/opiniao-a-prata-de-rebeca-andrade-e-uma-conquista-gigante-para-a-ginastica-do-brasil.ghtml. (adaptado.)
Obrigatória
Nota:
1
Considerando-se que o artigo acima (Texto 6) é um texto jornalístico com características argumentativas, ordene as frases a seguir para reconstruir a organização do texto lido:
I. Introdução: ...
II. Desenvolvimento: ...
III. Conclusão: ...
Ordene as frases abaixo:
A atleta representa a renovação da ginástica e pode inspirar novas ginastas no futuro.
A ginasta se iguala a outros medalhistas brasileiros e coloca o Brasil no grupo de países que são referências na modalidade.
Rebeca Andrade conquista medalha nas Olimpíadas e se torna uma das maiores atletas da ginástica.
Obrigatória
Nota:
1
Como um texto argumentativo, o artigo de opinião possui marcas linguísticas que evidenciam o ponto de vista do autor. Com base nessa consideração, selecione as alternativas que apresentam, de forma explícita, a opinião construída no Texto 6.
A) "Uma lenda da ginástica artística saudou a entrada da brasileira para o hall de maiores ginastas da história. É esse o tamanho da conquista de Rebeca Andrade nesta quinta-feira. Gigante!"
B) "Desde Atenas 2004, Estados Unidos, Rússia e China dominaram o pódio. Três potências esportivas e econômicas que investem pesado em seus programas esportivos."
C) "Enquanto outros esportes valorizam mais os homens, na ginástica as mulheres recebem maior atenção dos fãs e da mídia, o que acaba rendendo também maior apoio financeiro de patrocinadores."
D) "Então Rebeca se colocou entre as melhores da prova individual mais prestigiada de seu esporte."
E) "Ao receber a medalha, Rebeca fez questão de agradecer a todos os envolvidos e todos q
Leia a dedicatória (Texto 1) e o último parágrafo (Texto 2) de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder às questões 1 e 2:
TEXTO 1 – Dedicatória
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.
TEXTO 2 – Capítulo 160 – Das negativas
[...] Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que sai quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Fonte: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis. Obrigatória Nota: 1 No início de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador, com a dedicatória (Texto 1) busca...
A) homenagear suas conquistas em vida, exaltando seus feitos.
B) apresentar uma visão otimista da vida, visto que morreu de forma digna.
C) fazer uma reflexão melancólica sobre a morte e os que ficaram vivos.
D) ironizar a sua própria vida, dedicando suas memórias ao verme que consumiu seu corpo.
E) refletir, de forma solene e rebuscada, sobre a sua própria trajetória em vida. Obrigatória Nota: 1 No capítulo final (Texto 2), Brás Cubas afirma "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria", revelando que o narrador...
A) lamenta profundamente não ter tido filhos, já que isso foi sua maior frustração em vida.
B) reflete sobre a vida com otimismo, considerando uma vitória não ter transmitido sofrimentos a outros.
C) demonstra seu egocentrismo ao se considerar o único sofredor em um mundo sem sentido.
D) acredita que a vida é uma dádiva, e a ausência de filhos foi superada por suas conquistas na política.
E) vê, de forma irônica, a ausência de filhos como uma bênção, pois não transmitiu os males coletivos da vida a outros. Veja o verbete disponibilizado na página Wikipédia sobre a escritora Conceição Evaristo para responder às questões 3 e 4:
TEXTO 3
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_Evaristo (adaptado.) Obrigatória Nota: 1 Verbetes de enciclopédias digitais, como a Wikipedia, e textos biográficos compartilham uma função em comum: a de apresentar informações sobre a vida de uma pessoa. Com base na leitura do verbete/perfil acima, qual das alternativas a seguir exemplifica a relação entre o verbete/perfil de enciclopédias digitais e uma biografia?
A) O verbete de enciclopédias digitais é, devido aos hiperlinks, mais longos e detalhados do que uma biografia.
B) A biografia e o verbete de enciclopédias digitais visam fornecer análises profundas sobre a vida de uma pessoa.
C) O verbete de enciclopédias digitais oferece um resumo conciso, enquanto a biografia pode incluir mais análises e reflexões.
D) A biografia e o verbete de enciclopédias digitais são idênticos em estilo e conteúdo, não havendo diferença em sua abordagem.
E) O verbete de enciclopédias digitais prioriza opiniões sobre o biografado, ao contrário da biografia, que se baseia em fatos. Obrigatória Nota: 1 Considerando-se a leitura acima, analise as afirmações a seguir:
I. Conceição Evaristo nasceu em Minas Gerais. II. Ela é conhecida por seu trabalho como artista plástica. III. Evaristo é uma das vozes mais importantes da literatura contemporânea africana. IV. Seu único livro publicado foi Ponciá Vicêncio. V. Conceição Evaristo é reconhecida por abordar temas de identidade e resistência em suas obras.
Assinale a alternativa que evidencia as afirmações corretas.
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
C) III e IV.
D) IV e V. Assista ao vídeo a seguir para responder às questões 5 e 6:
TEXTO 4
PRETUGUÊS: a africanização da língua portuguesa brasileira | O Enigma da Energia Escura
Obrigatória Nota: 1 Analise as afirmativas a seguir e assinale se elas são certas ou erradas.
I. O pretuguês, conceito criado pela intelectual e ativista Lélia González, seria o português falado nos países africanos de colonização portuguesa. II A troca do "l" pelo "r" em termos como "Flamengo" ("Framengo") evidencia uma influência do grupo linguístico bantu, no qual não há a letra/o fonema "l". III. O menosprezo por expressões linguísticas que caracterizam o pretuguês seria um traço do racismo linguístico que existe no Brasil. A) O pretuguês, conceito criado pela intelectual e ativista Lélia González, seria o português falado nos países africanos de colonização portuguesa.
Certo
Errado B) A troca do "l" pelo "r" em termos como "Flamengo" ("Framengo") evidencia uma influência do grupo linguístico bantu, no qual não há a letra/o fonema "l".
Certo
Errado C) O menosprezo por expressões linguísticas que caracterizam o pretuguês seria um traço do racismo linguístico que existe no Brasil.
Certo
Errado Obrigatória Nota: 1 No vídeo, o rapper Emicida lê um trecho de um texto acadêmico de Lélia González, no qual se notam diversas marcas linguísticas que se aproximam da oralidade, da informalidade e do próprio pretuguês que a autora defende. Considerando-se essa informação, assinale a alternativa correta.
A) A autora, que declarava que a "luta da gente é aqui embaixo", buscava trazer para dentro do discurso acadêmico a linguagem direta e popular, aproximando-o do povo.
B) A autora, ao trazer essas marcas para o contexto acadêmico, demonstrava não compreender a necessidade de uma linguagem formal e dentro da norma-padrão nesse ambiente.
C) A autora, apesar de usar uma linguagem acessível, tratava de temas desconectados da realidade da população, o que contradizia seu discurso.
D) A autora defendia que todos os textos acadêmicos e científicos fossem escritos em pretuguês, como forma de contestar a colonização linguística.
E) A autora, ao utilizar o pretuguês em seus textos acadêmicos, impossibilitava a discussão de suas ideias dentro da universidade. Leia o texto a seguir para responder às questões 7 e 8:
TEXTO 5
TJMRS torna a linguagem jurídica mais acessível ao público com o uso da Inteligência Artificial
REPRODUÇÃO
O Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJMRS) lançou um serviço com o objetivo de tornar a linguagem jurídica mais acessível e compreensível para o público em geral. A partir de agora, as decisões, os despachos, as notas e todas as movimentações processuais ficarão de fácil compreensão para quem não é operador do direito.
O Projeto foi desenvolvido pelos servidores da casa, através do Laboratório de Inovação do TJMRS (NUBE9). O “Explica Aí, Tchê” é uma ferramenta de inteligência artificial que traduz e resume decisões judiciais para uma linguagem simples e direta, facilitando assim a compreensão por parte dos jurisdicionados e cidadãos. A ferramenta está integrada à biblioteca OpenAI, também empregada pelo ChatGPT, o que assegura um alto nível de inteligência e eficiência. [...] Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do tribunal, essa é a versão 1.0 do Explica Aí Tchê, que permanecerá em constante aprimoramento. Em uma próxima etapa, a ferramenta também possibilitará, entre outros avanços, a integração direta com o sistema judicial eletrônico (eproc), jurisprudência, site e redes sociais e a inserção de arquivos PDFs de outros órgãos para análise e tradução.
Fonte: https://correiobrigadiano.com.br/2024/04/30/tjmrs-torna-a-linguagem-juridica-mais-acessivel-ao-publico-com-o-uso-da-inteligencia-artificial/. (adaptado.) Obrigatória Nota: 1 Analise as afirmativas a seguir.
I. A ferramenta de IA descrita no texto tem como objetivo auxiliar os operadores do Direito a escreverem sentenças e outros textos jurídicos. II. A ferramenta de IA descrita no texto tem como objetivo traduzir a linguagem técnica do Direito para o público leigo, a fim de torná-la acessível. III. A ferramenta de IA descrita no texto, embora tenha uma justificativa legítima, não é eficiente em seu propósito de facilitar a compreensão de textos jurídicos.
Assinale a alternativa que traz a sequência das afirmativas corretas, de acordo com a leitura do texto.
A) V – F – F.
B) F – V – V.
C) F – V – F.
D) V – F – V.
E) V – V – F. Obrigatória Nota: 1 A respeito do termo "juridiquês", analise e identifique as alternativas corretas.
A) O termo é informal, e pode ter conotação pejorativa, para designar a linguagem técnica da área jurídica.
B) O termo é oficial para uma língua própria utilizada por operadores do Direito.
C) O qualificativo "temido" atribuído ao "juridiquês" reforça a ideia de que se trata de uma linguagem ainda inacessível.
D) O "juridiquês" pode ser considerado uma variedade linguística, pois se caracteriza por um conjunto de jargões, termos técnicos e estruturas frasais próprias.
E) O uso do "juridiquês" tem como propósito a disseminação da linguagem técnica do Direito para o público leigo. Leia o artigo a seguir para responder às questões de 9 e 10:
TEXTO 6
Opinião: a prata de Rebeca Andrade é uma conquista gigante para a ginástica do Brasil Ginasta de 22 anos colocou o Brasil pela primeira vez entre as potências da modalidade na prova de maior investimento e prestígio da ginástica artística
Por Marcos Guerra — São Paulo — 29/07/2021, 18h01 — Atualizado há 3 anos
Reprodução
Poucos minutos depois de Rebeca Andrade conquistar a prata no individual, a romena Nadia Comaneci lhe parabenizou em suas redes sociais. Uma lenda da ginástica artística saudou a entrada da brasileira para o hall de maiores ginastas da história. É esse o tamanho da conquista de Rebeca Andrade nesta quinta-feira. Gigante!
Me atrevo a dizer que é a maior conquista da história da ginástica brasileira. Com todo respeito ao ouro de Arthur Zanetti nas argolas de Londres 2012, ao bicampeonato mundial de Diego Hypolito no solo e ao ouro pioneiro no solo de Daiane dos Santos no Mundial de 2003. Eles abriram o caminho, sim, e nem quero comparar a importância de medalhas tão diferentes.
No entanto, é preciso ressaltar que duas finais têm maior peso na ginástica: por equipes e o individual geral. É quando se define a melhor "escola" de ginástica e o ginasta mais completo. É o que movimento os programas esportivos das potências da modalidade.
E só olhar as últimas medalhistas olímpicas do individual geral. Desde Atenas 2004, Estados Unidos, Rússia e China dominaram o pódio. Três potências esportivas e econômicas que investem pesado em seus programas esportivos. Rebeca Andrade colocou o Brasil entre as potências olímpicas pela primeira vez. E logo com um "Baile de Favela"! Que ousadia dela! [...] É importante destacar também que são as mulheres as donas dos holofotes na ginástica artística. Enquanto outros esportes valorizam mais os homens, na ginástica as mulheres recebem maior atenção dos fãs e da mídia, o que acaba rendendo também maior apoio financeiro de patrocinadores. Então Rebeca se colocou entre as melhores da prova individual mais prestigiada de seu esporte.
Ao receber a medalha, Rebeca fez questão de agradecer a todos os envolvidos e todos que abriram o caminho. Não fosse Daiane dos Santos e seu "Brasileirinho", os olhos da pequena Rebeca não teriam ficados vidrados na TV, encantados com a ginástica. Não fosse Daniele Hypolito e Jade Barbosa (bronze no individual geral do Mundial de 2007), os árbitros não teriam visto que o Brasil também forma ginastas completas. E tradição sempre pesa na ginástica.
Quem sabe Rebeca não seja o início de uma nova tradição!? Quem sabe quantas meninas se encantaram com o "Baile de Favela"!? Quem sabe quantos frutos essa medalha pode trazer!?
Fonte: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/opiniao-a-prata-de-rebeca-andrade-e-uma-conquista-gigante-para-a-ginastica-do-brasil.ghtml. (adaptado.) Obrigatória Nota: 1 Considerando-se que o artigo acima (Texto 6) é um texto jornalístico com características argumentativas, ordene as frases a seguir para reconstruir a organização do texto lido:
I. Introdução: ... II. Desenvolvimento: ... III. Conclusão: ... Ordene as frases abaixo: A atleta representa a renovação da ginástica e pode inspirar novas ginastas no futuro. A ginasta se iguala a outros medalhistas brasileiros e coloca o Brasil no grupo de países que são referências na modalidade. Rebeca Andrade conquista medalha nas Olimpíadas e se torna uma das maiores atletas da ginástica. Obrigatória Nota: 1 Como um texto argumentativo, o artigo de opinião possui marcas linguísticas que evidenciam o ponto de vista do autor. Com base nessa consideração, selecione as alternativas que apresentam, de forma explícita, a opinião construída no Texto 6.
A) "Uma lenda da ginástica artística saudou a entrada da brasileira para o hall de maiores ginastas da história. É esse o tamanho da conquista de Rebeca Andrade nesta quinta-feira. Gigante!"
B) "Desde Atenas 2004, Estados Unidos, Rússia e China dominaram o pódio. Três potências esportivas e econômicas que investem pesado em seus programas esportivos."
C) "Enquanto outros esportes valorizam mais os homens, na ginástica as mulheres recebem maior atenção dos fãs e da mídia, o que acaba rendendo também maior apoio financeiro de patrocinadores."
D) "Então Rebeca se colocou entre as melhores da prova individual mais prestigiada de seu esporte."
E) "Ao receber a medalha, Rebeca fez questão de agradecer a todos os envolvidos e todos q