Leia o excerto:
"A questão racial se complexifica quando, em 1888, é abolida a escravidão e, em 1889, é inaugurado o regime republicano, que reconhece a igualdade formal de direitos entre negros e brancos. A partir de então, o racismo deixa de ser legalizado." (CONTI, ALVES, 2019).
CONTI, Hugo Martarello de. ALVES, Patrícia Villen Meirelles. Sociedade Brasileira e Cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2019.
Com base na questão racial e no racismo no Brasil, assim como na formação da sociedade brasileira, avalie as seguintes assertões e a relação proposta entre elas.
I - Florestan Fernandes é um autor essencial para entendermos o significado contraditório dessa transformação, ao mostrar que, ao mesmo tempo em que o reconhecimento formal de direitos dos negros serve para uma arma de combate ao racismo, contraditoriamente, também serve como fator ideológico para justificar a sua reprodução.
PORQUE
II - A igualdade formal de direito tem como contrapartida tomar o racismo "mais insidioso" e camuflado uma vez que pressupõe que o negro, mesmo tendo sofrido um sistema secular de exploração e opressão, parte de bases iguais para competir na sociedade de classes, ou seja, é como se esse grupo social estivesse em condições de igualdade com o branco para competir por uma vaga de trabalho, para entrar e se manter no sistema escolar, entre outros fatores.
A respeito dessas assertões, assinale a alternativa correta.
A. As assertões I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
B. A assertão I é uma proposição verdadeira e a II falsa.
C. As assertões I e II são proposições falsas.
D. A assertão I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
E. As assertões I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.