Leia o excerto a seguir:
"O utilitarismo é um tipo de ética normativa, segundo a qual uma ação é moralmente correta se tende a promover a felicidade e condenável se tende a produzir a infelicidade, considerando não apenas a felicidade do agente da ação, mas também a de todos afetados por ela. Rejeita o egoísmo, propondo que o que o indivíduo deve perseguir seus próprios interesses, e custa ou não dos outros, e o que também qualquer teoria ética que considere ações éticas como certas ou erradas independentes das consequências que possam ter" (NEVES, 2010, p. 348).
Fonte: NEVES, D. A. do. O critério ético será adequado para situações de risco? Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, v. 10, supl. 2, p. 5347-5353 dez, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v10n2/10.21.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
Dentro os modelos éticos apresentados pela Filosofia, a ética utilitarista desenvolvida, principalmente, por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, herda da ética da virtude um elemento fundamental, que é considerado um princípio relevante da ação moral humana. Analise as afirmativas a seguir e avalie quais delas descrevem esse princípio:
Para a ética da virtude, o homem é um ser capaz de realizar-se de forma autônoma.
Para a ética da virtude, a felicidade é princípio fundamental de toda ação humana.
A ética da virtude recorre a um ente metafísico para justificar as virtudes humanas.
A ética da virtude afirma que a virtude humana se dá no cumprimento da lei.
É correto o que se afirma em:
Selecione a resposta:
A. II e IV, apenas.
B. I, III e IV, apenas.
C. I e III, apenas.
D. I e IV, apenas.
E. I, II e III, apenas.