Leia o excerto abaixo:
“Antes de abordarmos, de fato, as ligações químicas, é indispensável relembrar a regra do octeto, que fundamenta a necessidade da estabilidade eletrônica. A partir de observação, Gilbert N. Lewis e Walter Kossel identificaram os gases nobres, que são encontrados isolados na natureza, o que é algo bastante peculiar. Todos eles têm sua camada de valência completa com 8 elétrons, com exceção do hélio, que apresenta 2 e também é estável. Foi criada, então, a hipótese da regra do octeto (mais comum), que afirma o seguinte: para adquirir a estabilidade eletrônica, as espécies químicas devem ter sua configuração eletrônica na camada de valência similar à dos gases nobres.”
BRITO, M. G. B. Ligações químicas. Brasil Escola, 01 abr. 2020. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ligacoes-quimicas.htm. Acesso em: 02 mai. 2020.
A teoria do octeto fornece ferramentas importantes para o estudo de ligações químicas, possibilitando prever a natureza da ligação química baseando-se na quantidade de elétrons presentes na camada de valência. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a substância com a sua respectiva ligação química.
KBr: covalente; P C l com 3 subscrito: iônica; NaCl: iônica.
NaCl: iônica; HF: iônica; C O com 2 subscrito: covalente.
H com 2 subscrito: covalente; C l com 2 subscrito: covalente; NaOH: iônica.
H com 2 subscrito O: iônica; C l com 2 subscrito: covalente; C H com 4 subscrito: covalente.
C O com 2 subscrito: covalente; NaCl: iônica; S O com 2 subscrito: iônica.