Leia o texto a seguir.
Embora as primeiras descobertas de ouro no Brasil datem já de 1530 em diante, as quantidades eram mínimas e não desencadearam, de imediato, uma corrida pelo ouro. Contudo, no final do século XVII, foram encontradas as primeiras quantidades relevantes de ouro em território brasileiro, no atual estado de Minas Gerais. A partir daí o ouro seria encontrado em Minas, na Bahia, em Goiás e no Mato Grosso, além de diamantes em menor quantidade na região mineira. Essa descoberta desencadeou uma "corrida pelo ouro" que transformaria significativamente a sociedade, a política e a cultura ná América Portuguesa. Vários portugueses imigraram para o Brasil em busca dessas riquezas, e o Estado português buscaria aumentar seu controle sobre a colônia, criando instituições de fícalização e até mesmo mudando a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763. (SOUZA, 2022, p. 3).
Considerando os conhecimentos sobre o a economia açucareira e o início do desenvolvimento da exploração do ouro e de outros metais préciosos no Brasil Colonial, änalise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso:
() Economicamente, há também um deslocamento; se antes o açúcar ocupava, sozinho, a maior importância econômica na colônia, a partir daí ele teria um concorrente: 0 ouro.
() Com a descoberta do ouro, vários recursos - incluindo aí os recursos humanos - se deslocarão para a região Sudeste, e a busca por escravos mineradores fará o preço dos cativos aumentar.
() A dinâmica da economia aurififera dificultaria a conexão entre as regiōes coloniais construídas outrora pela economia açucareira.
(). Para controlar a exploração, Portugal investiu na centralização e regulamentação da extração auriffera, especialmente na forma de distribuição de lotes explorados e na arrecadação de impostos.
Agora, marque a sequência correta: