Leia o texto a seguir:
Embora existam normas e metodologias padronizadas para a análise de riscos ambientais dentro de uma organização, os mecanismos e/ ou instrumentos disponíveis estão sujeitos à subjetividade, não são automatizados, não estabelecem critérios técnicos e, de maneira geral, não apresentam mecanismos de priorização para a tomada de decisão. Com base nas necessidades observadas acerca da utilização de instrumentos que auxiliem na análise dos riscos ambientais o Instrumento de Gestão para a Identificação e o Gerenciamento de Riscos Ambientais (IGIGRA - dashboard ) permite a visualização consolidada dos riscos ambientais do empreendimento, proporcionando comparações entre diferentes operações e períodos de avaliação, fornecendo base técnica para a priorização de ações e alocação de recursos para o controle dos riscos dentro da organização. A ferramenta dashboard é composta da coleta de diversos dados em diferentes e etapas levando em consideração diferentes fatores, sendo um deles da classificação da severidade dos riscos causados pelo empreendimento.
Fonte: Bissacot, T.C.C.; Oliveira, S.M.A.C. Instrumento para o gerenciamento de riscos ambientais. Eng Sanit Ambient | v.21 n.2 | abr/jun 2016 | 227-232. Adaptado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/esa/v21n2/1809-4457-esa-S1413_41522016140442.pdfLinks to an external site.. Acesso em: 07 de julho de 2020.
Definições de severidade adotadas pelo Instrumento de Gestão para a Identificação e o Gerenciamento de Riscos Ambientais IGIGRA - dashboard com base no Failure Mode and Effects Analysis.
o.png
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
Um dano que tenha afetado toda uma cidade, além de rios, animais e vegetações, que levarão anos para serem restaurados é uma severidade de nível Crítica.
Quando um empreendimento atinge uma região considerável que afeta animais e vegetação por seis meses é um caso de severidade Catastrófica.
Um caso de empreendimento que tenha afetado uma área pequena além de sua área de empreendimento, com recuperação rápida é um caso de severidade Baixa.
Cada um dos níveis de severidade são categóricos, e por isso não deixam dúvidas quanto a severidade de riscos de um empreendimento.
Uma construtora que tenha causado danos e acumulado detritos em sua área de empreendimento, sem afetar os arredores, é uma severidade considerada Baixa.