Leia o texto a seguir.
O senso comum tende a considerar sinônimos a alfabetização e o letramento. Entretanto, embora sejam semelhantes e interajam entre si, trata-se de conceitos diferentes. A alfabetização ensina a codificar e a decodificar o sistema de escrita, enquanto o letramento ensina a dominar e a utilizar a linguagem na prática social.
O letramento é um processo mais amplo, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e na compreensão de textos inseridos nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.
Sendo assim, o processo de alfabetização é finito, enquanto o letramento é uma construção permanente, visto que ao longo da vida nos deparamos com diferentes discursos, que precisamos interpretar e atribuir sentidos.
Tanto a alfabetização quanto o letramento são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, pois, sem a primeira, não é possível adquirir o segundo. Entretanto, nem toda pessoa alfabetizada é letrada.
Sendo assim, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, trabalhar os dois processos em sala de aula ao mesmo tempo, pois a competência leitora é requisito básico para aprender qualquer área do conhecimento.
Disponível em https://sae.digital/letramento-e-alfabetizacao/. Acesso em 14 jan. 2025 (com adaptações).
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
É possível que uma pessoa seja letrada, mas não alfabetizada.
A competência leitora compreende tanto a alfabetização quanto o letramento.
A aplicação adequada da leitura em um contexto social exige exclusivamente a alfabetização do indivíduo.
É correto o que se afirma apenas em
a.
I.
b.
II.
c.
III.
d.
II e III.
e.
I e II.