Leia o texto a seguir:
Segundo Mota (1997), o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança em que o uso dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a ação institucional, possuem potencial para atender às necessidades humanas. Com o desenvolvimento sustentável temos uma resposta às perguntas de como alcançar um desenvolvimento econômico duradouro sem exaurir os recursos naturais; de como legar aos descendentes humanos um habitat no qual possam continuar melhorando sempre as suas condições de vida, tornando-as superiores às herdadas das gerações anteriores, como afirma Mota (1997).
Fonte: BELLEN, H. M. Gestão ambiental e sustentabilidade. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. UFSC, 2013. p. 52. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2011_1/Modulo_6/Gestao_Ambiental_Sustentabilidade/material_didatico/gestao_ambiental_e_sustentabilidade%202ed%20Final%20Grafica.pdfLinks to an external site. . Acesso em: 26 set. 2023.
De com o texto, e os conhecimentos sobre Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Impactos Ambientais, leia as afirmações abaixo:
I. A degradação dos ecossistemas, como a desflorestação e a poluição da água são exemplos de impactos ambientais da ação humana que afetam negativamente o desenvolvimento sustentável.
II. Os indicadores de desenvolvimento sustentável são usados principalmente por governos e organizações internacionais para avaliar o progresso em direção ao cumprimento dos ODS das Nações Unidas.
III. A pegada de carbono é um indicador que mede a quantidade de dióxido de carbono emitida por uma pessoa, empresa ou país. Assim, quanto maior a pegada de carbono, mais sustentável é a ação.
IV. A dimensão econômica dos indicadores de desenvolvimento sustentável deve ser priorizada em detrimento das dimensões social e ambiental, uma vez que a prosperidade econômica é fundamental para o bem-estar humano.
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
I e II.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III,
I e IV.