Leia o texto a seguir:
"Em meados do século XVI, um debate movimentava o cenário religioso e intelectual da Europa. Com a "descoberta" do chamado Novo Mundo e sua exuberante fauna e flora, os europeus entravam em contato com um novo grupo de seres humanos, até então por eles desconhecido. Os relatos sobre estes povos variaram entre visóes paradisíacas de uma humanidade edénica até a "selvageria" do canibalismo. Neste período. dois intelectuais protagonizaram um importante debate teológico-filosófico. Teria o indígena alma ou não? Eram estes povos humanos? Eram - na visâo dos europeus - "gente como a gente"?
Para Bartolomeu de Las Casas, os povos indígenas eram como rebanhos humanos inocentes que deveriam ser conduzidos para o bom caminho do evangelho. ou seja. eram humanos sobre os quais a missão religiosa deveria levar o evangelho. Para Juan Ginés Sepúlveda, por outro lado, os índios eram como animais. desprovidos da alma humana e deveriam conquistar" sua humanidade: algo que. convenientemente, se faria por meio do batismo e da exploraçăo de seu trabalho.". (SOUZA, 2022. p. 6). Considerando os conhecimentos sobre os Jesurtas, os povos indigenas e as Missöes, analise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso:
() Neste contexto. a recem-fundada ordem religiosa Companhia de lesus. cujos membros ficariam conhecidos como jesuitas. se ocupara da missáo de catequizar os indígenas na América Portuguesa.
(Yiciamente organizados em torno da ideja de recuperar ferusalém do domínio dos turcos muçulmanos e restaurar o cotolicismo entura furopa que se via diante da Reforma Protestante logo o objetivo da Companbia se deslocaria prate evenangelzacáo de povos nativos dos dominios coloniais das poténcias catolicas da Europa. Gomo Espantha e Portuga.".
Ecomeste objetivo que. em 1 ur4p o grupo lideltado pe opadre Manoel da Nóbrega aportará na regiào