Leia o texto abaixo que foi retirado da revista Exame Negócios:
Empresa faz casas com impressão 3D que não dependem de rede de água e energia
Projeto conta com energia solar e sistema que coleta água da umidade do ar; residências chegaram ao mercado em 2020
“Uma fábrica em Nevada (EUA) possui uma impressora 3D capaz de produzir peças para construção de pequenas casas capazes de operar sem qualquer conexão com sistemas de energia, água e saneamento básico.
As moradias pré-fabricadas funcionam com energia solar — incluindo aquecimento e resfriamento. Um processo opcional coleta água da umidade do ar externo e dispensa a conexão com o sistema de abastecimento de água da cidade.
A casa pré-fabricada, da startup PassivDom, foi pensada para usar o mínimo possível de recursos naturais. O que permitiu que as unidades não dependessem de energia externa foi um composto de polímeros, descoberto enquanto a empresa fazia experimentos com materiais que pudessem aumentar a eficiência energética.”
Adaptado. Por Dino, Exame Negócios. 18 abr. de 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/uso-de-recursos-naturais-para-obter-economia-em-construcao-civil/
Atualmente busca-se alternativas para substituição da matéria-prima natural, seja a partir de reutilização de resíduos ou produtos reciclados, na produção de produtos ou insumos produtivos. Sobre recursos naturais podemos dizer que:
A é a única forma de se medir a qualidade de vida no planeta.
B é o insumo disponibilizado para os seres vivos utilizarem, a fim de manter satisfazer as suas necessidades.
C é o conjunto de ações danosas ao meio ambiente.
D é uma fonte inesgotável e pode ser usada sem limitações.