Download the Guru IA app
Android and iOS

SØNY
Leia o texto e responda à questão. “Relato de um naufrágio”...
Leia o texto e responda à questão.
“Relato de um naufrágio”, de Gabriel García Márquez
Naufrágio no Caribe
Cristian Luis Hruschka
Ler García Márquez é sempre um prazer. De tempos em tempos precisamos pegá-lo para incluir qualidade em nossas leituras. Pena ter nos deixado em 2014, aos 84 anos de idade. Prêmio Nobel da Literatura em 1982, o escritor colombiano tem no livro "Cem Anos de Solidão" sua obra-prima, porém, "O Relato de um Náufrago" e "Crônica de uma Morte Anunciada", livros curtos, merecem destaque no conjunto de sua obra.
O que mais me impressiona em García Márquez é sua capacidade de manter um ritmo constante durante todo o livro. A velocidade que imprime na narrativa deixa o leitor preso ao texto, ansioso para saber quais serão os próximos desdobramentos da trama.
Em "Relato de um Náufrago" é contado o naufrágio do destróier Caldas, da Marinha Mercante da Colômbia, que desaparece durante uma tormenta no mar do Caribe. Apenas Luís Eduardo Velasco sobrevive e ao chegar narra seu martírio a um jornal de Bogotá. [...]
Ao final - você já sabe que ele se salvou, afinal, é o relato de um náufrago - é recebido como herói, cujo heroísmo, como diz o autor, está no fato de não ter se deixado morrer. O texto de García Márquez é sempre objetivo, claro, fantástico. Recomendo a todos a leitura de Garcia Márquez, cujos livros podem facilmente ser encontrados em sebos a preços módicos.
Disponível em< http://resenhas-literarias.blogspot.com/2015/10/relato-de-um-naufrago-gabriel-garcia.html>. Acesso em 07. nov. 2024. (Adaptado).
O texto lido é uma resenha crítica porque apresenta
um resumo informativo e interpretativo sobre determinada obra.
a defesa de uma tese com introdução, desenvolvimento e conclusão.
uma mensagem indireta, pelo uso de comparações e metáforas.
a exposição de um fato verídico que ganhou os meios jornalísticos
um diálogo entre personagens, que passam por situações incomuns.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão
O peso dos ultraprocessados
Estudos associam o consumo desse tipo de comida a 10% das mortes precoces no Brasil e à aceleração do declínio cognitivo
Guilherme Eler
Dois trabalhos recentes feitos no Brasil apontam uma associação estatística significativa entre o consumo em excesso de alimentos ultraprocessados e a ocorrência de mortes evitáveis, somada à aceleração do processo de declínio cognitivo na população brasileira. Um artigo publicado em novembro passado na revista American Journal of Preventive Medicine estima que, em 2019, pelo menos 57 mil óbitos prematuros no país teriam sido causados pela ingestão em demasia de ultraprocessados. Outro estudo, que saiu em dezembro de 2022 na revista científica JAMA Neurology, sugere que o consumo exacerbado desse tipo de alimento acelera em 28% o declínio da cognição geral dos adultos.
Disponível emhttps://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2023/02/056-059_ultraprocessados_325.pdf. . Acesso em 08.fev.2024. (Fragmento).
Considerando o contexto, a expressão “o peso”, no título, pode ser substituída sem alteração do sentido, por
o tamanho.
o alimento.
a quantidade.
a influência.
a abundância.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
É possível fazer as pazes com a natureza se agirmos de imediato
Há anos que os cientistas têm vindo a detalhar como a humanidade está a degradar a Terra e os seus sistemas naturais. Todavia, as ações que estão a ser tomadas – por governos e instituições financeiras, por empresas e indivíduos – estão muito aquém do que é necessário para proteger as atuais e futuras gerações de um “planeta estufa”, assolado por extinções em massa de espécies e por ar e água venenosos.
[...]
Para orientar os decisores quanto às medidas necessárias, a ONU acaba de divulgar o relatório “Fazer as Pazes com a Natureza”, uma publicação que reúne todas as evidências de declínio ambiental de acordo com as principais avaliações científicas globais, e apresenta ideias inovadoras para reverter esse declínio. O resultado é uma projeção que garante um futuro sustentável e o bem-estar da humanidade num planeta saudável.
Disponível em https://unric.org/pt/opiniao-e-possivel-fazer-as-pazes-com-a-natureza-se-agirmos-de-imediato/. Acesso em 02. set. 2024. (Adaptado).
A expressão em destaque, “todavia”, expressa uma ideia de
adição ao que foi afirmado na frase anterior.
explicação de ideias apresentadas no texto.
oposição ao que foi afirmado anteriormente.
comparação entre duas frases no texto.
conclusão em relação à ideia anterior.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
ESTAMOS TODOS SOB PRESSÃO. SERÁ?
Antonio Carlos Hernandes
Pressão segundo o dicionário (Aurélio) é o ato ou efeito de comprimir ou apertar. No sentido figurado, significa influência constrangedora e coercitiva.
Talvez seja este o sentido que mais se conheça. Os que já passaram por isso sabem exatamente do que falo e conhecem também as consequências para o organismo. Cada indivíduo reage a seu modo. Pode ser que o leitor não esteja sofrendo coação, mas está seguramente sob pressão. Estamos todos. Vamos ver como é isso. [...]
Diariamente estamos pressionando ou sendo pressionados, cientificamente falando. Quando caminhamos, por exemplo, nossos pés apertam o solo.
O sangue exerce pressão sobre as paredes das artérias (pressão arterial), para ficar somente em dois exemplos. Mas, será que temos inovações tecnológicas?
Importantes desenvolvimentos surgiram do entendimento do conceito de pressão. Usamos, por exemplo, a diferença de pressão, vinculada à velocidade distinta do ar na parte superior e inferior da asa de uma aeronave, para dar sustentação ao avião. Usamos da propriedade específica que alguns sólidos apresentam para fazer os microfones, o sistema de imagem médica (ultras- sonografia), entre uma vasta gama de outras aplicações.
Como se pôde ver, estamos todos sob pressão, mas também pressionando!
Disponível em< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5854284/mod_folder/content/0/Estamos%20sob%20press%C3%A3o.PDF?forcedownload=1>. Acesso em 05. nov. 2024.(Fragmento).
Considerando os elementos constitutivos do texto de divulgação científica, é correto afirmar que o texto
utiliza exemplos bem elaborados, para maior precisão do conteúdo abordado.
é elaborado com o uso de linguagem acessível, voltado para o público em geral.
apresenta conceitos específicos, direcionados a especialistas e técnicos da área.
foca na apresentação de resultados e metodologias de pesquisa científica.
usa uma linguagem poética e metafórica para despertar a imaginação.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o resumo da tese, “Adolescentes em situação de vulnerabilidade social: explorando suas perspectivas de futuro e projeto de vida”, e responda à questão.
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que expõe a pessoa a transformações físicas, emocionais, sociais e nos papéis desempenhados no cotidiano. Com o avanço da adolescência espera-se do adolescente que ele comece a expressar suas perspectivas de futuro e seus planos para a vida adulta - projeto de vida. Os projetos de vida e perspectivas de futuro dos adolescentes sofrem grande influência do contexto social, da família, relações construídas e dos modelos aos quais os adolescentes estão expostos. O adolescente que vive em condições de vulnerabilidade social encontra barreiras que podem ser determinantes na formação de projetos de vida. Nessa perspectiva, é importante compreender os planos de futuro do adolescente e a partir disso elaborar estratégias significativas que possam contribuir para o desenvolvimento do seu projeto de vida. [...]
Beatriz Silva Santoro. Disponível em< https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-08112022-175329/pt-br.php>. Acesso em 05. nov. 2024.(Fragmento).
Reconhecemos as seguintes características do resumo em
posicionamento crítico sobre um tema.
imparcialidade e linguagem concisa.
presença do argumento de autoridade.
análise das informações do texto original.
linguagem sintética e defesa de uma tese.
Obrigatória
Nota:
1
Leia os textos I e II e responda à questão.
Texto I
VIDA DE PASSARINHO, de Caulos, 1989 (livro). Disponível em https://www.livrariamemorial.com.br/peca.asp?ID=10606876. Acesso em 05 nov. 2024.
Texto II
"Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. [...] Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali."
Pero Vaz de Caminha. Disponível em< https://archive.org/details/ACARTAPEROVAZDECAMINHA/page/n1/mode/2up>. Acesso em 05. nov. 2024. (Fragmento).
O cartum de Caulos e o fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha refletem diferentes momentos históricos e culturais do Brasil. Qual a principal diferença entre as visões apresentadas nos dois textos?
Pero Vaz de Caminha enfatiza a riqueza natural, enquanto Caulos enfatiza a vida urbana e a destruição ambiental nas grandes cidades, citando Gonçalves Dias.
Caulos idealiza a natureza brasileira, retomando Gonçalves Dias, já Caminha critica os indígenas, habitantes locais da época.
Os dois textos estabelecem relação intertextual, pois ambos retomam com ironia e crítica a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
Caminha descreve o Brasil como uma terra a ser explorada, enquanto Caulos, de forma humorística, critica a degradação ambiental presente no Brasil atual.
Apesar de distantes no tempo e no espaço, os dois textos idealizam a natureza brasileira e as riquezas naturais do Brasil.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
Então, o selvagem distendeu-se com a flexibilidade da cascavel ao lançar o bote; fincando os pés e as costas no tronco, arremessou-se e foi cair sobre o ventre da onça, que, subjugada, prostrada de costas, com a cabeça presa ao chão pelo gancho, debatia-se contra o seu vencedor, procurando debalde alcançá-lo com as garras.
Alencar, José de. O Guarani
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000135.pdf. Acesso em 05. nov. 2024. (Fragmento).
O trecho descreve uma empreitada de Peri, personagem de “O guarani”, que é apresentado como
um cavaleiro que combate o inimigo com destreza e coragem.
uma personagem secundária e frágil do desenvolvimento da narrativa.
um homem contemplativo e sereno que resolve os problemas pacificamente.
uma figura emblemática, que representa os desafios sofridos pelos brasileiros.
um sujeito corajoso e superior, ao enfrentar a fera com calma e confiança.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
A grande culpada pela obesidade no mundo: a indústria de alimentos ultraprocessados
[...] os processos e os ingredientes utilizados no ultra processamento atrapalham o controle natural da fome e saciedade, fazendo com que as pessoas desenvolvam compulsão e gerando ganho de peso. Estes alimentos também têm uma digestão muito fácil, contém pouca ou nenhuma fibra alimentar, são absorvidos muito rapidamente, estimulam muito a insulina, o estoque de gordura e geram hipoglicemia de rebote, aumentando a fome. Fora isso, os alimentos ultraprocessados são produzidos para serem "irresistíveis". [...]
Disponível em < https://andreiatorres.com/blog/ultraprocessados>. Acesso em 05. nov. 2024.(Fragmento).
No texto, a expressão em destaque pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por
posto que.
além disso.
para tanto.
desse modo.
por certo.
Obrigatória
Nota:
1
(SPAECE) Leia o texto e responda à questão.
O homem viu o rio e se entusiasmou pela sua beleza. O rio corria pela planície, contornando árvores e molhando grandes pedras. Refletia o sol e era margeado por grama verde e macia.
O homem pegou o rio e o levou para casa, esperando que, lá, ele desse a mesma beleza. Mas o que aconteceu foi sua casa ser inundada e suas coisas levadas pela água.
O homem devolveu o rio à planície. Agora quando lhe falam das belezas que antes admirava, ele diz que não se lembra. Não se lembra das planícies, das grandes pedras, dos reflexos do sol e da grama verde e macia. Lembra-se apenas de sua casa alagada e de suas coisas perdidas pela corrente.
FRANÇA JUNIOR, Oswaldo. As laranjas iguais. São Paulo: Nova Fronteira, 1985, p.13.
No trecho “... e se entusiasmou pela sua beleza.”, o termo destacado refere-se à palavra
planície.
rio.
sol.
árvores.
pedras.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
Vale a pena substituir açúcar por mel?
Apesar de mais doce, ingrediente pode ser mais saudável do que o açúcar refinado.
Quando consumido em excesso, o açúcar refinado é um dos principais vilões da alimentação balanceada. Dessa forma, quem busca um estilo de vida mais saudável pode procurar maneiras de substituí-lo no dia a dia — e utilizar mel pode ser uma opção.
“A lupa frontal em embalagens de alimentos é o indicativo de altos níveis de açúcar, sódio e gordura saturada. Nesse momento, realizar a substituição do açúcar por mel torna-se uma alternativa interessante, já que o ingrediente é rico em vitaminas e nutrientes e, na medida certa, pode potencializar o sabor das receitas, contribuindo, também, para a saudabilidade”, destaca o engenheiro de alimentos, Daniel Cavalcante.
Disponível em https://revistamenu.com.br/vale-a-pena-substituir-acucar-por-mel/. Acesso em 26. ago. 2024 (Fragmento).
No segundo parágrafo do texto, temos um argumento do tipo de
princípio.
autoridade.
exemplificação.
consequência.
comprovação.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão:
Navio Negreiro - V
Castro Alves
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormindo à toa
Sob a tenda da amplidão...
Hoje o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar…
Ontem plena liberdade!...
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade!
Nem são livres pra morrer!...
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão...
E assim roubados à morte
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoute... Irrisão!...
Castro Alves. Navio Negreiro. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000068.pdf. Acesso em 18.nov. 2024. (Fragmento).
No trecho de “Navio Negreiro” há aspectos do contexto histórico e social da escravidão, com a denúncia à condição desumana a que os negros escravizados eram submetidos. Nesse retrato, feito por Castro Alves são observadas características
de obras da Semana de Arte Moderna.
da segunda fase do Romantismo Brasileiro.
do Realismo Brasileiro no final do século XIX.
da terceira fase do Romantismo Brasileiro.
do Parnasianismo no Brasil da década de 1880.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
Iracema
José de Alencar
[...]
O pajé vibrou o maracá, e saiu da cabana, porém o estrangeiro não ficou só.
Iracema voltara com as mulheres chamadas para servir o hóspede de Araquém, e os guerreiros vindos para obedecer-lhe.
— Guerreiro branco, disse a virgem, o prazer embale tua rede durante a noite; e o Sol traga luz a teus olhos, alegria à tua alma.
E assim dizendo, Iracema tinha o lábio trêmulo, e úmida a pálpebra.
Disponível em< http://www.culturatura.com.br/obras/iracema.pdf.>. Acesso em 28. ago.2024. (Fragmento).
No terceiro parágrafo do texto, fica explícita a
modificação do discurso das personagens.
análise do narrador sobre a personagem.
apropriação indireta da fala da personagem.
retomada do narrador sobre as personagens.
reprodução da fala da personagem.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
Quando falamos em meio ambiente, estamos falando de muito mais do que nossa casa, escola ou local de trabalho. O meio ambiente inclui o ar que respiramos, a água e os alimentos que consumimos, o solo sobre o qual estamos. Quando florestas e outras áreas verdes são queimadas, mesmo que fiquem a quilômetros de distância, liberam enormes quantidades de gases poluentes que afetam a saúde e podem contribuir para aquecer a Terra.
As queimadas e o desmatamento na Amazônia Legal brasileira aumentaram dramaticamente nos últimos anos, gerando índices recordes. Desse modo, nos afastamos cada vez mais das metas estabelecidas pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), e de garantir, como determina a Constituição, o direito a um meio ambiente equilibrado. O Relatório “O Ar é Insuportável: Os impactos das queimadas associadas ao desmatamento da Amazônia brasileira na saúde”, utilizou dados oficiais para mostrar que 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias no ano de 2019 foram atribuíveis às queimadas, entre elas, 467 de bebês até 1 ano. Os pacientes passaram um total de 6.698 dias no hospital. Recente Nota Técnica publicada pela Fiocruz e pelo WWF (World Wildlife Fund) mostrou que as queimadas na Amazônia aumentam os problemas respiratórios e elevam os gastos do sistema de saúde em R$1 bilhão.
Disponível em < https://criancaenatureza.org.br/pt/clima/queimadas-desmatamento/ >. Acesso em 26. ago. 2024. (Adaptado).
Assinale a alternativa em que há um argumento de comprovação
“O meio ambiente inclui o ar que respiramos, a água e os alimentos que consumimos, o solo sobre o qual estamos”.
"[...] utilizou dados oficiais para mostrar que 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias [...]”.
“Quando falamos em meio ambiente, estamos falando de muito mais do que nossa casa, escola ou local de trabalho.”
“As queimadas e o desmatamento na Amazônia Legal brasileira aumentaram dramaticamente [...]”.
“Quando florestas e outras áreas verdes são queimadas [...] liberam enormes quantidades de gases poluentes”.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
Autodiagnóstico com IA já preocupa maioria dos médicos brasileiros
No entanto, a pesquisa também identifica que 65% dos profissionais da saúde estão entusiasmados com a tecnologia
O autodiagnóstico por inteligência artificial já é um fato preocupante para a maioria dos médicos brasileiros. A constatação é de um levantamento da Medscape com 1.279 médicos de diversas especialidades que exercem a profissão no Brasil, entre 12 de janeiro e 3 de março de 2024. Dos consultados, 83% apontam que pacientes correm riscos com diagnósticos feitos por inteligência artificial.
Disponível em https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/10/autodiagnostico-com-ia-ja-preocupa-maioria-dos-medicos-brasileiros/. Acesso em 7. nov. 2024.(Fragmento).
A conjunção destacada no texto pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
todavia.
assim.
logo.
porque.
como.
Obrigatória
Nota:
1
Leia o texto e responda à questão.
Os maus tratos e o abandono de animais
A relação do ser humano com os animais de estimação existe há mais de 10 mil anos. Os animais domésticos preenchem várias necessidades emocionais dos homens e dessa forma esses bichinhos, principalmente cães e gatos, se tornam cada vez mais parte das famílias.
Infelizmente, muita gente ainda possui animais de estimação, mas não possui condição de criá-los. E quando falamos em condição de criar, refiro-me principalmente a condições psicológicas.
Tanto é verdade que os maus-tratos aos ‘pets’ são identificados em todas as cidades do país: animais famintos, torturados, feridos covardemente, confinados em espaços minúsculos ou abandonados nas ruas ou estradas Brasil afora.
Disponível em https://www.jornalcidademg.com.br/artigo-os-maus-tratos-e-o-abandono-de-animais/. Acesso em 07. nov. 2024. (Adaptado).
Indique o trecho que apresenta uma opinião
"A relação do ser humano com os animais de estimação existe há mais de 10 mil anos.”
"Os animais domésticos preenchem várias necessidades emocionais dos homens [...]”.
“Infelizmente, muita gente ainda possui animais de estimação, mas não possui condição de criá-los.”
“[...] os maus-tratos aos ‘pets’ são identificados em todas as cidades do país [...]”.
“[...] confinados em espaços minúsculos ou abandonados nas ruas ou estradas Brasil afora”.
Leia o texto e responda à questão.
“Relato de um naufrágio”, de Gabriel García Márquez Naufrágio no Caribe Cristian Luis Hruschka
Ler García Márquez é sempre um prazer. De tempos em tempos precisamos pegá-lo para incluir qualidade em nossas leituras. Pena ter nos deixado em 2014, aos 84 anos de idade. Prêmio Nobel da Literatura em 1982, o escritor colombiano tem no livro "Cem Anos de Solidão" sua obra-prima, porém, "O Relato de um Náufrago" e "Crônica de uma Morte Anunciada", livros curtos, merecem destaque no conjunto de sua obra.
O que mais me impressiona em García Márquez é sua capacidade de manter um ritmo constante durante todo o livro. A velocidade que imprime na narrativa deixa o leitor preso ao texto, ansioso para saber quais serão os próximos desdobramentos da trama.
Em "Relato de um Náufrago" é contado o naufrágio do destróier Caldas, da Marinha Mercante da Colômbia, que desaparece durante uma tormenta no mar do Caribe. Apenas Luís Eduardo Velasco sobrevive e ao chegar narra seu martírio a um jornal de Bogotá. [...]
Ao final - você já sabe que ele se salvou, afinal, é o relato de um náufrago - é recebido como herói, cujo heroísmo, como diz o autor, está no fato de não ter se deixado morrer. O texto de García Márquez é sempre objetivo, claro, fantástico. Recomendo a todos a leitura de Garcia Márquez, cujos livros podem facilmente ser encontrados em sebos a preços módicos.
Disponível em< http://resenhas-literarias.blogspot.com/2015/10/relato-de-um-naufrago-gabriel-garcia.html>. Acesso em 07. nov. 2024. (Adaptado).
O texto lido é uma resenha crítica porque apresenta
um resumo informativo e interpretativo sobre determinada obra.
a defesa de uma tese com introdução, desenvolvimento e conclusão.
uma mensagem indireta, pelo uso de comparações e metáforas.
a exposição de um fato verídico que ganhou os meios jornalísticos
um diálogo entre personagens, que passam por situações incomuns. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão
O peso dos ultraprocessados Estudos associam o consumo desse tipo de comida a 10% das mortes precoces no Brasil e à aceleração do declínio cognitivo Guilherme Eler
Dois trabalhos recentes feitos no Brasil apontam uma associação estatística significativa entre o consumo em excesso de alimentos ultraprocessados e a ocorrência de mortes evitáveis, somada à aceleração do processo de declínio cognitivo na população brasileira. Um artigo publicado em novembro passado na revista American Journal of Preventive Medicine estima que, em 2019, pelo menos 57 mil óbitos prematuros no país teriam sido causados pela ingestão em demasia de ultraprocessados. Outro estudo, que saiu em dezembro de 2022 na revista científica JAMA Neurology, sugere que o consumo exacerbado desse tipo de alimento acelera em 28% o declínio da cognição geral dos adultos.
Disponível emhttps://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2023/02/056-059_ultraprocessados_325.pdf. . Acesso em 08.fev.2024. (Fragmento).
Considerando o contexto, a expressão “o peso”, no título, pode ser substituída sem alteração do sentido, por
o tamanho.
o alimento.
a quantidade.
a influência.
a abundância. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
É possível fazer as pazes com a natureza se agirmos de imediato
Há anos que os cientistas têm vindo a detalhar como a humanidade está a degradar a Terra e os seus sistemas naturais. Todavia, as ações que estão a ser tomadas – por governos e instituições financeiras, por empresas e indivíduos – estão muito aquém do que é necessário para proteger as atuais e futuras gerações de um “planeta estufa”, assolado por extinções em massa de espécies e por ar e água venenosos. [...] Para orientar os decisores quanto às medidas necessárias, a ONU acaba de divulgar o relatório “Fazer as Pazes com a Natureza”, uma publicação que reúne todas as evidências de declínio ambiental de acordo com as principais avaliações científicas globais, e apresenta ideias inovadoras para reverter esse declínio. O resultado é uma projeção que garante um futuro sustentável e o bem-estar da humanidade num planeta saudável.
Disponível em https://unric.org/pt/opiniao-e-possivel-fazer-as-pazes-com-a-natureza-se-agirmos-de-imediato/. Acesso em 02. set. 2024. (Adaptado).
A expressão em destaque, “todavia”, expressa uma ideia de
adição ao que foi afirmado na frase anterior.
explicação de ideias apresentadas no texto.
oposição ao que foi afirmado anteriormente.
comparação entre duas frases no texto.
conclusão em relação à ideia anterior. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
ESTAMOS TODOS SOB PRESSÃO. SERÁ? Antonio Carlos Hernandes
Pressão segundo o dicionário (Aurélio) é o ato ou efeito de comprimir ou apertar. No sentido figurado, significa influência constrangedora e coercitiva. Talvez seja este o sentido que mais se conheça. Os que já passaram por isso sabem exatamente do que falo e conhecem também as consequências para o organismo. Cada indivíduo reage a seu modo. Pode ser que o leitor não esteja sofrendo coação, mas está seguramente sob pressão. Estamos todos. Vamos ver como é isso. [...] Diariamente estamos pressionando ou sendo pressionados, cientificamente falando. Quando caminhamos, por exemplo, nossos pés apertam o solo. O sangue exerce pressão sobre as paredes das artérias (pressão arterial), para ficar somente em dois exemplos. Mas, será que temos inovações tecnológicas? Importantes desenvolvimentos surgiram do entendimento do conceito de pressão. Usamos, por exemplo, a diferença de pressão, vinculada à velocidade distinta do ar na parte superior e inferior da asa de uma aeronave, para dar sustentação ao avião. Usamos da propriedade específica que alguns sólidos apresentam para fazer os microfones, o sistema de imagem médica (ultras- sonografia), entre uma vasta gama de outras aplicações. Como se pôde ver, estamos todos sob pressão, mas também pressionando!
Disponível em< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5854284/mod_folder/content/0/Estamos%20sob%20press%C3%A3o.PDF?forcedownload=1>. Acesso em 05. nov. 2024.(Fragmento).
Considerando os elementos constitutivos do texto de divulgação científica, é correto afirmar que o texto
utiliza exemplos bem elaborados, para maior precisão do conteúdo abordado.
é elaborado com o uso de linguagem acessível, voltado para o público em geral.
apresenta conceitos específicos, direcionados a especialistas e técnicos da área.
foca na apresentação de resultados e metodologias de pesquisa científica.
usa uma linguagem poética e metafórica para despertar a imaginação. Obrigatória Nota: 1 Leia o resumo da tese, “Adolescentes em situação de vulnerabilidade social: explorando suas perspectivas de futuro e projeto de vida”, e responda à questão.
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que expõe a pessoa a transformações físicas, emocionais, sociais e nos papéis desempenhados no cotidiano. Com o avanço da adolescência espera-se do adolescente que ele comece a expressar suas perspectivas de futuro e seus planos para a vida adulta - projeto de vida. Os projetos de vida e perspectivas de futuro dos adolescentes sofrem grande influência do contexto social, da família, relações construídas e dos modelos aos quais os adolescentes estão expostos. O adolescente que vive em condições de vulnerabilidade social encontra barreiras que podem ser determinantes na formação de projetos de vida. Nessa perspectiva, é importante compreender os planos de futuro do adolescente e a partir disso elaborar estratégias significativas que possam contribuir para o desenvolvimento do seu projeto de vida. [...]
Beatriz Silva Santoro. Disponível em< https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-08112022-175329/pt-br.php>. Acesso em 05. nov. 2024.(Fragmento).
Reconhecemos as seguintes características do resumo em
posicionamento crítico sobre um tema.
imparcialidade e linguagem concisa.
presença do argumento de autoridade.
análise das informações do texto original.
linguagem sintética e defesa de uma tese.
Obrigatória Nota: 1 Leia os textos I e II e responda à questão.
Texto I
VIDA DE PASSARINHO, de Caulos, 1989 (livro). Disponível em https://www.livrariamemorial.com.br/peca.asp?ID=10606876. Acesso em 05 nov. 2024.
Texto II "Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. [...] Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali."
Pero Vaz de Caminha. Disponível em< https://archive.org/details/ACARTAPEROVAZDECAMINHA/page/n1/mode/2up>. Acesso em 05. nov. 2024. (Fragmento).
O cartum de Caulos e o fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha refletem diferentes momentos históricos e culturais do Brasil. Qual a principal diferença entre as visões apresentadas nos dois textos?
Pero Vaz de Caminha enfatiza a riqueza natural, enquanto Caulos enfatiza a vida urbana e a destruição ambiental nas grandes cidades, citando Gonçalves Dias.
Caulos idealiza a natureza brasileira, retomando Gonçalves Dias, já Caminha critica os indígenas, habitantes locais da época.
Os dois textos estabelecem relação intertextual, pois ambos retomam com ironia e crítica a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
Caminha descreve o Brasil como uma terra a ser explorada, enquanto Caulos, de forma humorística, critica a degradação ambiental presente no Brasil atual.
Apesar de distantes no tempo e no espaço, os dois textos idealizam a natureza brasileira e as riquezas naturais do Brasil. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
Então, o selvagem distendeu-se com a flexibilidade da cascavel ao lançar o bote; fincando os pés e as costas no tronco, arremessou-se e foi cair sobre o ventre da onça, que, subjugada, prostrada de costas, com a cabeça presa ao chão pelo gancho, debatia-se contra o seu vencedor, procurando debalde alcançá-lo com as garras. Alencar, José de. O Guarani http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000135.pdf. Acesso em 05. nov. 2024. (Fragmento).
O trecho descreve uma empreitada de Peri, personagem de “O guarani”, que é apresentado como
um cavaleiro que combate o inimigo com destreza e coragem.
uma personagem secundária e frágil do desenvolvimento da narrativa.
um homem contemplativo e sereno que resolve os problemas pacificamente.
uma figura emblemática, que representa os desafios sofridos pelos brasileiros.
um sujeito corajoso e superior, ao enfrentar a fera com calma e confiança.
Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
A grande culpada pela obesidade no mundo: a indústria de alimentos ultraprocessados
[...] os processos e os ingredientes utilizados no ultra processamento atrapalham o controle natural da fome e saciedade, fazendo com que as pessoas desenvolvam compulsão e gerando ganho de peso. Estes alimentos também têm uma digestão muito fácil, contém pouca ou nenhuma fibra alimentar, são absorvidos muito rapidamente, estimulam muito a insulina, o estoque de gordura e geram hipoglicemia de rebote, aumentando a fome. Fora isso, os alimentos ultraprocessados são produzidos para serem "irresistíveis". [...]
Disponível em < https://andreiatorres.com/blog/ultraprocessados>. Acesso em 05. nov. 2024.(Fragmento).
No texto, a expressão em destaque pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por
posto que.
além disso.
para tanto.
desse modo.
por certo. Obrigatória Nota: 1 (SPAECE) Leia o texto e responda à questão.
O homem viu o rio e se entusiasmou pela sua beleza. O rio corria pela planície, contornando árvores e molhando grandes pedras. Refletia o sol e era margeado por grama verde e macia. O homem pegou o rio e o levou para casa, esperando que, lá, ele desse a mesma beleza. Mas o que aconteceu foi sua casa ser inundada e suas coisas levadas pela água. O homem devolveu o rio à planície. Agora quando lhe falam das belezas que antes admirava, ele diz que não se lembra. Não se lembra das planícies, das grandes pedras, dos reflexos do sol e da grama verde e macia. Lembra-se apenas de sua casa alagada e de suas coisas perdidas pela corrente. FRANÇA JUNIOR, Oswaldo. As laranjas iguais. São Paulo: Nova Fronteira, 1985, p.13.
No trecho “... e se entusiasmou pela sua beleza.”, o termo destacado refere-se à palavra
planície.
rio.
sol.
árvores.
pedras. Obrigatória Nota: 1
Leia o texto e responda à questão.
Vale a pena substituir açúcar por mel? Apesar de mais doce, ingrediente pode ser mais saudável do que o açúcar refinado.
Quando consumido em excesso, o açúcar refinado é um dos principais vilões da alimentação balanceada. Dessa forma, quem busca um estilo de vida mais saudável pode procurar maneiras de substituí-lo no dia a dia — e utilizar mel pode ser uma opção. “A lupa frontal em embalagens de alimentos é o indicativo de altos níveis de açúcar, sódio e gordura saturada. Nesse momento, realizar a substituição do açúcar por mel torna-se uma alternativa interessante, já que o ingrediente é rico em vitaminas e nutrientes e, na medida certa, pode potencializar o sabor das receitas, contribuindo, também, para a saudabilidade”, destaca o engenheiro de alimentos, Daniel Cavalcante.
Disponível em https://revistamenu.com.br/vale-a-pena-substituir-acucar-por-mel/. Acesso em 26. ago. 2024 (Fragmento).
No segundo parágrafo do texto, temos um argumento do tipo de
princípio.
autoridade.
exemplificação.
consequência.
comprovação. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão:
Navio Negreiro - V Castro Alves
Ontem a Serra Leoa, A guerra, a caça ao leão, O sono dormindo à toa Sob a tenda da amplidão... Hoje o porão negro, fundo, Infecto, apertado, imundo, Tendo a peste por jaguar... E o sono sempre cortado Pelo arranco de um finado, E o baque de um corpo ao mar…
Ontem plena liberdade!... A vontade por poder... Hoje... cúm'lo de maldade! Nem são livres pra morrer!... Prende-os a mesma corrente — Férrea, lúgubre serpente — Nas roscas da escravidão... E assim roubados à morte Dança a lúgubre coorte Ao som do açoute... Irrisão!...
Castro Alves. Navio Negreiro. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000068.pdf. Acesso em 18.nov. 2024. (Fragmento).
No trecho de “Navio Negreiro” há aspectos do contexto histórico e social da escravidão, com a denúncia à condição desumana a que os negros escravizados eram submetidos. Nesse retrato, feito por Castro Alves são observadas características
de obras da Semana de Arte Moderna.
da segunda fase do Romantismo Brasileiro.
do Realismo Brasileiro no final do século XIX.
da terceira fase do Romantismo Brasileiro.
do Parnasianismo no Brasil da década de 1880. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
Iracema José de Alencar [...]
O pajé vibrou o maracá, e saiu da cabana, porém o estrangeiro não ficou só. Iracema voltara com as mulheres chamadas para servir o hóspede de Araquém, e os guerreiros vindos para obedecer-lhe. — Guerreiro branco, disse a virgem, o prazer embale tua rede durante a noite; e o Sol traga luz a teus olhos, alegria à tua alma. E assim dizendo, Iracema tinha o lábio trêmulo, e úmida a pálpebra.
Disponível em< http://www.culturatura.com.br/obras/iracema.pdf.>. Acesso em 28. ago.2024. (Fragmento).
No terceiro parágrafo do texto, fica explícita a
modificação do discurso das personagens.
análise do narrador sobre a personagem.
apropriação indireta da fala da personagem.
retomada do narrador sobre as personagens.
reprodução da fala da personagem. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
Quando falamos em meio ambiente, estamos falando de muito mais do que nossa casa, escola ou local de trabalho. O meio ambiente inclui o ar que respiramos, a água e os alimentos que consumimos, o solo sobre o qual estamos. Quando florestas e outras áreas verdes são queimadas, mesmo que fiquem a quilômetros de distância, liberam enormes quantidades de gases poluentes que afetam a saúde e podem contribuir para aquecer a Terra. As queimadas e o desmatamento na Amazônia Legal brasileira aumentaram dramaticamente nos últimos anos, gerando índices recordes. Desse modo, nos afastamos cada vez mais das metas estabelecidas pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), e de garantir, como determina a Constituição, o direito a um meio ambiente equilibrado. O Relatório “O Ar é Insuportável: Os impactos das queimadas associadas ao desmatamento da Amazônia brasileira na saúde”, utilizou dados oficiais para mostrar que 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias no ano de 2019 foram atribuíveis às queimadas, entre elas, 467 de bebês até 1 ano. Os pacientes passaram um total de 6.698 dias no hospital. Recente Nota Técnica publicada pela Fiocruz e pelo WWF (World Wildlife Fund) mostrou que as queimadas na Amazônia aumentam os problemas respiratórios e elevam os gastos do sistema de saúde em R$1 bilhão. Disponível em < https://criancaenatureza.org.br/pt/clima/queimadas-desmatamento/ >. Acesso em 26. ago. 2024. (Adaptado).
Assinale a alternativa em que há um argumento de comprovação
“O meio ambiente inclui o ar que respiramos, a água e os alimentos que consumimos, o solo sobre o qual estamos”.
"[...] utilizou dados oficiais para mostrar que 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias [...]”.
“Quando falamos em meio ambiente, estamos falando de muito mais do que nossa casa, escola ou local de trabalho.”
“As queimadas e o desmatamento na Amazônia Legal brasileira aumentaram dramaticamente [...]”.
“Quando florestas e outras áreas verdes são queimadas [...] liberam enormes quantidades de gases poluentes”. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
Autodiagnóstico com IA já preocupa maioria dos médicos brasileiros No entanto, a pesquisa também identifica que 65% dos profissionais da saúde estão entusiasmados com a tecnologia
O autodiagnóstico por inteligência artificial já é um fato preocupante para a maioria dos médicos brasileiros. A constatação é de um levantamento da Medscape com 1.279 médicos de diversas especialidades que exercem a profissão no Brasil, entre 12 de janeiro e 3 de março de 2024. Dos consultados, 83% apontam que pacientes correm riscos com diagnósticos feitos por inteligência artificial. Disponível em https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/10/autodiagnostico-com-ia-ja-preocupa-maioria-dos-medicos-brasileiros/. Acesso em 7. nov. 2024.(Fragmento).
A conjunção destacada no texto pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
todavia.
assim.
logo.
porque.
como. Obrigatória Nota: 1 Leia o texto e responda à questão.
Os maus tratos e o abandono de animais
A relação do ser humano com os animais de estimação existe há mais de 10 mil anos. Os animais domésticos preenchem várias necessidades emocionais dos homens e dessa forma esses bichinhos, principalmente cães e gatos, se tornam cada vez mais parte das famílias. Infelizmente, muita gente ainda possui animais de estimação, mas não possui condição de criá-los. E quando falamos em condição de criar, refiro-me principalmente a condições psicológicas. Tanto é verdade que os maus-tratos aos ‘pets’ são identificados em todas as cidades do país: animais famintos, torturados, feridos covardemente, confinados em espaços minúsculos ou abandonados nas ruas ou estradas Brasil afora. Disponível em https://www.jornalcidademg.com.br/artigo-os-maus-tratos-e-o-abandono-de-animais/. Acesso em 07. nov. 2024. (Adaptado).
Indique o trecho que apresenta uma opinião
"A relação do ser humano com os animais de estimação existe há mais de 10 mil anos.”
"Os animais domésticos preenchem várias necessidades emocionais dos homens [...]”.
“Infelizmente, muita gente ainda possui animais de estimação, mas não possui condição de criá-los.”
“[...] os maus-tratos aos ‘pets’ são identificados em todas as cidades do país [...]”.
“[...] confinados em espaços minúsculos ou abandonados nas ruas ou estradas Brasil afora”.