Leia o texto para responder às questões:
Fungo aquático que já extinguiu diversas espécies de anfíbios ameaça agora sapos terrestres, diz estudo
Um grupo de pesquisadores apoiado pela FAPESP constatou na Mata Atlântica uma mortandade sem precedentes de sapinhos que se desenvolvem longe do ambiente aquático. Os anfíbios estavam infectados com altas cargas do fungo quitrídio Batrachochytrium dendrobatidis, causador da quitridiomicose.
“Esse é um fungo que se instala na pele dos anfíbios (...). Quando ocorre a infecção, há um desequilíbrio fisiológico e o animal acaba morrendo de ataque cardíaco”, (...) “Por conta da falta de umidade no solo da floresta onde eles vivem, esses animais podem ter ido se hidratar em riachos e se contaminaram mais pelo fungo do que o normal", explica Diego Moura-Campos. Outra hipótese levantada é que períodos de seca podem deixá-los mais vulneráveis ao fungo. [...]
Outro estudo (...) estimou ainda que o fungo levou ao declínio das populações de 501 espécies de anfíbios no mundo todo. Só no Brasil, pelo menos 50 espécies foram afetadas, sendo que 12 foram extintas.
Fonte: https://agencia.fapesp.br/fungo-aquatico-que-ja-extinguiu-diversas-especies-de-anfibios-ameaca-agora-sapos-terrestres-diz-estudo/36843#:~:text=Um%20grupo%20de%20pesquisadores%20apoiado,dendrobatidis (adaptado)
Obrigatória
Nota:
1
Preencha as lacunas a seguir com os termos apropriados para completar a descrição dos processos de respiração e suas adaptações.
Selecione as opções abaixo:
A respiração
envolve a troca de gases, como oxigênio e dióxido de carbono, entre o meio
e os organismos
. A respiração
, por sua vez, ocorre dentro das células, ocorrendo liberação de
na presença de oxigênio. Esse processo depende da
, que permite o transporte de
através das membranas celulares.
Em organismos menores, a troca gasosa acontece diretamente pelas superfícies corporais. Contudo, com o aumento de tamanho e complexidade em organismos
, as demandas metabólicas por oxigênio também aumentam.
Por isso, o surgimento de
, como uma maior superfície de trocas gasosas, garantindo o fornecimento adequado de oxigênio e a remoção eficiente de
foi fundamental.