Leia o texto:
"São condicionais as obrigações cujo efeito está subordinado a um evento futuro e incerto. Condição é o acontecimento futuro e incerto de que depende a eficácia do negócio jurídico (CC, art. 121). Da sua ocorrência depende o nascimento ou a extinção de um direito. Sob o aspecto formal, apresenta-se inserida nas disposições escritas do negócio jurídico, razão por que muitas vezes se define como a cláusula que subordina o efeito do ato jurídico a evento futuro e incerto (...). Os requisitos ou elementos para que haja condição na acepção técnica são: a) a voluntariedade, a futuridade e a incerteza. É necessário, portanto: a) que a cláusula seja voluntária; b) que o acontecimento a que se subordinam os efeitos do negócio jurídico seja futuro; c) que também seja incerto.
Obrigação a termo (ou a prazo) é aquela em que as partes subordinam os efeitos do negócio jurídico a um evento futuro e certo. Termo é o dia em que começa ou se extingue a eficácia do negócio jurídico. Termo convencional é a cláusula contratual que subordina a eficácia do negócio a evento futuro e certo.
(GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: teoria geral das obrigações. São Paulo, Saraiva, 2024, v.2, p. 174 e 180).
Considerando o tema, é correto afirmar que: