Download the Guru IA app
Android and iOS

Samuel
Leia os textos a seguir. TEXTO 1 É preciso considerar o ...
Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
É preciso considerar o processo específico e único que se dá subjetivamente em cada indivíduo cognoscente, seja ele escolarizado ou não, analfabeto ou doutor. A realidade natural e social apresenta dados que o indivíduo capta, elabora e processa, gerando uma ação sobre a realidade, a qual será novamente pensada e logo depois modificada pela sua ação. Esta realidade, contudo, é pensada diferentemente por cada pessoa, devido às suas características individuais e à sua condição social, econômica e cultural.
TEXTO 2
O homem é um ser social, apto a aprender, através da educação se forma sua identidade, ideologia e o seu modo de vida. Nessa perspectiva, aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Assim, sendo o educador é um profissional da pedagogia da política, da pedagogia da esperança, como já disse o educador Paulo Freire, precursor da alfabetização de jovens e adultos, assim sendo, o educador é aquele que necessita construir o conhecimento com seus alunos, e o educando é um dos eixos fundamentais de todo o trabalho. No entendimento que ele pode promover profundas transformações em si, e por efeito, no mundo em que vive.
NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire. 2013. Monografia (Especialista em Educação) Métodos e Técnicas de Ensino – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paranavaí, 2013.
Considerando o exposto sobre a educação de jovens e adultos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É fundamental que os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) compreendam que os conhecimentos adquiridos em sua vivência são importantes para a construção do conhecimento que será aprendido em sala de aula.
PORQUE
II. Essa compreensão favorecerá as conexões entre o que lhes é socialmente proposto e sua maneira peculiar e pessoal de pensar e operar, fazendo com que o processo de aprendizagem se torne significativo para o aluno.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições falsas.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 2) - 1,00 ponto(s)
Ser Homem-Pessoa é ser o que realmente se é, é aceitar-se e aceitar a sua própria experiência, é compreender-se a si e aos outros, é ser congruente e é crescer, desenvolvendo, aperfeiçoando, actualizando e realizando o que seminalmente, afinal, já somos, mas de modo a que nos tornemos e venhamos a ser na realidade aquilo que efectivamente somos. Esses princípios são, como bem se percebe, facilmente extensíveis a todo e qualquer campo onde o homem intervenha, a todo e qualquer campo onde o homem desenvolva a sua humana actividade, e, infiltrando-se em todos esses diversos e variados campos, aí podem e devem ser aplicados.
Um dos campos em que o próprio Rogers aplicou esses princípios foi o da educação, propondo uma Pedagogia Centrada no Aluno, que também chamou de Pedagogia Experiencial, e que, entre nós, onde a influência de Rogers se fez sentir mais agudamente a partir da década de 80, ficou mais conhecida sob o nome de Pedagogia Não-Directiva. A escolha dessa tradução e a consequente designação que foi adoptada e difundida – pedagogia não-directiva – não correu, infelizmente, sem mal-entendidos e sem controvérsias no nosso país, tendo gerado conflitos interpretativos e críticas, algumas das quais são explicadas pela diversidade de entendimentos e pela má e ambígua compreensão da expressão. Mas, em abono da verdade, sempre se diga que, entre todos os conceitos utilizados por Rogers, o conceito de “não-directividade” foi aquele que maior dificuldade teve em ser clara e adequadamente compreendido, sendo, em consonância, o que maior controvérsia gerou.
FONSECA, M. J. M. Carl Rogers: uma concepção holística do Homem - da terapia centrada no cliente à pedagogia centrada no aluno. Millenium, v. 36, n. 14, maio 2009.
Sobre a pedagogia rogeriana, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Na pedagogia rogeriana, os alunos aprendem melhor e, além de resolver problemas, são mais frequentes, participativos e criativos, quando os professores proporcionam um ambiente humano, tanto do ponto de vista relacional como do afetivo, e um clima de confiança, que facilita a aprendizagem.
PORQUE
II. É o aluno que conhece suas necessidades e a direção a seguir, ao professor cabe a orientação no processo de aprendizagem e desenvolvimento, deixando o aluno livre para crescer em suas potencialidades, em processo de crescimento e autorrealização.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B)
As asserções I e II são proposições falsas.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Questão 3) - 1,00 ponto(s)
Piaget formulou uma teoria que descrevia como crianças e adolescentes pensam e adquirem conhecimento, que envolve compreender também a natureza da inteligência. Sua teoria parte do interesse em identificar a reação das crianças aos ambientes em que estão inseridos, assumindo que o aprendizado acontece na construção e reconstrução do pensamento por meio da assimilação, ou seja, da relação com objetos e pessoas.
Com base no texto sobre os estágios do desenvolvimento estabelecidos por Piaget, julgue as alternativas a seguir.
I. O estágio pré-operatório ou operacional é marcado pela representação, que possibilita o desenvolvimento da função simbólica por meio de diferentes formas, como a linguagem, a imitação, a imagem mental, o desenho, o jogo simbólico.
II. O estágio operatório formal é aquele em que o pensamento lógico está livre da realidade concreta, ou seja, a reflexão leva à necessidade de abstração, não mais com a presença do objeto, mas com a formulação de hipóteses.
III. O estágio sensório-motor é essencial para o desenvolvimento cognitivo marcado pela exploração do ambiente, visto que as realizações iniciais do indivíduo formam a base dos seus processos cognitivos posteriores.
IV. O estágio operatório concreto é aquele em que o pensamento lógico e objetivo adquire dominância por meio da exploração de objetos do meio, desenvolvendo as capacidades de estabelecer relações entre conceitos aprendidos.
É correto o que se afirma em
A)
III e IV, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
I, II, III e IV.
E)
I e IV, apenas.
Questão 4) - 1,00 ponto(s)
Na aula da disciplina de Ensino de Ciências do curso de Pedagogia, o professor Júlio explicou que, de acordo com a literatura, os procedimentos utilizados durante uma aula não são aprendidos nem ensinados como os outros conteúdos. Dessa forma, o que os professores e alunos precisam fazer para conseguir superar as dificuldades no seu aprendizado é diferente do tradicional explicar e escutar. Júlio explicou ainda que a aquisição de procedimentos, geralmente, segue uma sequência, que ocorre desde o estabelecimento de um conhecimento técnico, em formato de rotinas que são praticamente automatizadas, utilizadas em situações de exercício, até a utilização estratégica dessas técnicas em novas combinações para enfrentamento de novas problemáticas. Assim sendo, concluiu que o treinamento procedimental pode ser dividido em fases, que vão da técnica à estratégia.
Sobre o conteúdo da aula de Júlio sobre os procedimentos em sala de aula, avalie as afirmativas a seguir.
I. Júlio deve explicar que o procedimento técnico, na fase declarativa ou de instrução, proporciona a prática repetitiva necessária para que o aluno automatize a sequência de ações que deve realizar, analisando sua execução.
II. O docente deve relatar que o procedimento estratégico, na fase de transferência do controle, promove no aluno a autonomia no planejamento, na supervisão e na avaliação da aplicação de seus procedimentos.
III. O professor deve mencionar que o procedimento técnico, na fase de generalização ou transferência do conhecimento, coloca o aluno para enfrentar situações cada vez mais novas e abertas.
É correto o que se afirma em
A)
I, II e III.
B)
II, apenas.
C)
I, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I e III, apenas.
Questão 5) - 1,00 ponto(s)
Ensinar ciência não é uma tarefa simples. Para promover um ensino que estimule o desenvolvimento do aluno e uma aprendizagem significativa, é preciso se apropriar das diversas metodologias, das didáticas e das teorias da construção do conhecimento, a fim de estabelecer com o aluno uma ponte segura entre os conhecimentos prévios que ele tem e o conhecimento científico e escolar. Os agrupamentos de alunos nas salas de aula ou nos demais espaços da escola são importantes para criar um ambiente favorável à troca de informações, ideias e hipóteses entre alunos e entre estes e os professores.
OLIVEIRA, S. G. M. Metodologia de ensino de Ciências: questões organizacionais do ensino de Ciências. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado).
A partir desse contexto, analise a situação a seguir.
Bethânia, professora da Educação Básica, no início do semestre letivo, estava passando por problemas de indisciplina entre os alunos de sua turma, quando eram realizadas atividades práticas no laboratório de ensino. Assim sendo, foi sugerido a ela que mudasse a didática, realizando tais atividades com os alunos agrupados.
Considerando as informações apresentadas e aspectos sobre como o agrupamento na realização das atividades poderia auxiliar Bethânia em suas aulas, avalie os itens a seguir.
I. Bethânia pode observar que os agrupamentos auxiliam na heterogeneidade de saberes, bem como nos interesses e nas necessidades de aprendizagem dos sujeitos, que, por meio da interação com seus pares, poderiam construir novas aprendizagens.
II. Bethânia pode notar que, por meio dos agrupamentos, os participantes teriam a oportunidade de refletir sobre suas certezas e, a partir de evidências científicas, repensar ideias de senso comum, construindo, assim, novos conhecimentos.
III. Bethânia pode observar que os agrupamentos desenvolvem novos estímulos, de modo que os alunos entrem em conflito com seus conhecimentos interiores e isso gere desequilíbrio e desconforto, fazendo com que eles busquem se adaptar a novas situações.
Está correto o que se afirma em
A)
I, II e III.
B)
I, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
III, apenas.
Questão 6) - 1,00 ponto(s)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos determinam ações referentes à organização curricular, considerando peculiaridades dos alunos. É um princípio curricular de trabalho na EJA
A)
desenvolver atividades que contribuem para a formação de atitudes e valores.
B)
propiciar atividades socializadoras, culturais e recreativas.
C)
promover a simetria com o ensino regular para crianças e adolescentes.
D)
viabilizar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.
E)
organizar o conteúdo escolar, adequando-os às práticas socioculturais e religiosas.
Questão 7) - 1,00 ponto(s)
Com relação aos períodos do desenvolvimento cognitivo da teoria de Piaget, analise as afirmações que se seguem.
I. No recém-nascido, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos.
II. No período pré-operatório, a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte.
III. No período operatório concreto, a criança ainda não tem capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vistas diferentes.
IV. No período das operações formais, o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos.
V. No período das operações concretas, o pensamento da criança é reversível.
É CORRETO apenas o que se afirma em
A)
II e III.
B)
I, II, IV e V.
C)
II, III, IV e V.
D)
I, II e III.
E)
II, IV e V.
Questão 8) - 1,00 ponto(s)
“A Educação a Distância (EaD) tem sido apontada como uma das várias soluções para as carências educacionais no contexto brasileiro atual. Ensejando tal perspectiva, projetos de EaD são inseridos em políticas educacionais." (BURNHAM, T. F.. A política de educação a distância na LDB: buscando entender o discurso oficial. In: JAMBEIRO, O.; RAMOS, F. (Orgs.). Internet e educação a distância. Bahia: Edufba, 2002, p.119-134).
Sobre as políticas educacionais e as práticas pedagógicas que norteiam a EaD, julgue os itens a seguir.
I. O projeto de curso para a modalidade EaD deve reconhecer as dificuldades da adaptação do aluno na modalidade a distância e prever ações que minimizem tais dificuldades.
II. Os modelos de curso devem ser pensados de forma global, evitando, assim, especificidades regionais e promovendo uma educação massificadora e progressista.
III. A prática pedagógica deve ir além da aquisição de conteúdos curriculares, com o intuito de fomentar a “educação humana” e a formação de sujeitos autônomos e ativos.
É CORRETO apenas o que se afirma em
A)
II.
B)
I e III.
C)
I e II.
D)
I.
E)
II e III.
METODOLOGIA DO ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE
Questão 9) - 1,00 ponto(s)
O conhecimento abrange uma ampla variedade de formas de compreender o mundo e adquirir informações. Os tipos de conhecimento podem ser classificados de várias maneiras, mas, geralmente, são agrupados em algumas categorias principais. À medida que as pessoas exploram o mundo, elas combinam diferentes formas de conhecimento para obter uma compreensão mais completa e rica da realidade que as cerca.
Considerando o texto apresentado, no que diz respeito aos tipos de conhecimento, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento empírico, também conhecido como conhecimento prático, é o conhecimento adquirido através da experiência direta e da observação do mundo ao nosso redor.
II. O conhecimento filosófico é uma forma de conhecimento que se baseia na reflexão, na análise crítica e no questionamento das questões fundamentais sobre a existência, a realidade, a ética e outros aspectos da vida e do pensamento humano.
III. O conhecimento tecnológico é obtido por meio do método científico e envolve a formulação de hipóteses, a realização de experimentos e a análise de dados para chegar a conclusões baseadas em evidências.
É correto o que se afirma em
A)
I e II, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I, II e III.
D)
III, apenas.
E)
I, apenas.
Questão 10) - 1,00 ponto(s)
O laboratório de ciências é um ambiente muito importante para o processo de ensino e aprendizagem de ciências, pois é nele que diversos conceitos estudados em sala de aula podem ser vistos pelos alunos na prática. Além disso, esse ambiente estimula o trabalho em grupo e oportuniza reflexões sobre atitudes, valores e ética, contribuindo para o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos alunos. Assim como ocorre em qualquer outra atividade de caráter pedagógico, é importante que as visitas ao laboratório sejam previamente planejadas pelo professor, que deve elaborar um roteiro de atividades a partir dos objetivos de aprendizagem definidos.
OLIVEIRA, S. G. M. Metodologia de ensino de Ciências: questões organizacionais do ensino de Ciências. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado).
Face ao exposto, avalie a situação a seguir.
Vitória é professora do Ensino Fundamental I e, nesse semestre, irá desenvolver atividades práticas no laboratório de Ciências, a fim de serem expostas na mostra cultural que será realizada na escola. Assim sendo, ela se atentou às regras e aos procedimentos que devem ser seguidos para a realização de suas aulas práticas.
Considerando as informações apresentadas e os procedimentos para a realização de aulas práticas em laboratórios, julgue os itens a seguir.
I. Vitória deverá utilizar vidrarias em tamanho padrão em suas aulas práticas, visando facilitar a medição, o armazenamento e a limpeza destas, e, na hora da realização do experimento, algumas das amostras devem ser etiquetadas ou identificadas corretamente.
II. Vitória deverá preparar o material que será usado e distribuí-lo nas bancadas dos alunos, bem como verificar os experimentos com antecedência, observando o que eventualmente poderá ocorrer de forma diferente da prevista.
III. Vitória deverá elaborar um roteiro de atividades de modo que haja tempo para a explicação da teoria, a separação dos materiais, a execução da prática, a observação dos experimentos, para anotações e para a discussão dos resultados.
Está correto o que se a
Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
É preciso considerar o processo específico e único que se dá subjetivamente em cada indivíduo cognoscente, seja ele escolarizado ou não, analfabeto ou doutor. A realidade natural e social apresenta dados que o indivíduo capta, elabora e processa, gerando uma ação sobre a realidade, a qual será novamente pensada e logo depois modificada pela sua ação. Esta realidade, contudo, é pensada diferentemente por cada pessoa, devido às suas características individuais e à sua condição social, econômica e cultural.
TEXTO 2
O homem é um ser social, apto a aprender, através da educação se forma sua identidade, ideologia e o seu modo de vida. Nessa perspectiva, aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Assim, sendo o educador é um profissional da pedagogia da política, da pedagogia da esperança, como já disse o educador Paulo Freire, precursor da alfabetização de jovens e adultos, assim sendo, o educador é aquele que necessita construir o conhecimento com seus alunos, e o educando é um dos eixos fundamentais de todo o trabalho. No entendimento que ele pode promover profundas transformações em si, e por efeito, no mundo em que vive.
NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire. 2013. Monografia (Especialista em Educação) Métodos e Técnicas de Ensino – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paranavaí, 2013.
Considerando o exposto sobre a educação de jovens e adultos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É fundamental que os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) compreendam que os conhecimentos adquiridos em sua vivência são importantes para a construção do conhecimento que será aprendido em sala de aula.
PORQUE
II. Essa compreensão favorecerá as conexões entre o que lhes é socialmente proposto e sua maneira peculiar e pessoal de pensar e operar, fazendo com que o processo de aprendizagem se torne significativo para o aluno.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A)
As asserções I e II são proposições falsas. B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Questão 2) - 1,00 ponto(s)
Ser Homem-Pessoa é ser o que realmente se é, é aceitar-se e aceitar a sua própria experiência, é compreender-se a si e aos outros, é ser congruente e é crescer, desenvolvendo, aperfeiçoando, actualizando e realizando o que seminalmente, afinal, já somos, mas de modo a que nos tornemos e venhamos a ser na realidade aquilo que efectivamente somos. Esses princípios são, como bem se percebe, facilmente extensíveis a todo e qualquer campo onde o homem intervenha, a todo e qualquer campo onde o homem desenvolva a sua humana actividade, e, infiltrando-se em todos esses diversos e variados campos, aí podem e devem ser aplicados.
Um dos campos em que o próprio Rogers aplicou esses princípios foi o da educação, propondo uma Pedagogia Centrada no Aluno, que também chamou de Pedagogia Experiencial, e que, entre nós, onde a influência de Rogers se fez sentir mais agudamente a partir da década de 80, ficou mais conhecida sob o nome de Pedagogia Não-Directiva. A escolha dessa tradução e a consequente designação que foi adoptada e difundida – pedagogia não-directiva – não correu, infelizmente, sem mal-entendidos e sem controvérsias no nosso país, tendo gerado conflitos interpretativos e críticas, algumas das quais são explicadas pela diversidade de entendimentos e pela má e ambígua compreensão da expressão. Mas, em abono da verdade, sempre se diga que, entre todos os conceitos utilizados por Rogers, o conceito de “não-directividade” foi aquele que maior dificuldade teve em ser clara e adequadamente compreendido, sendo, em consonância, o que maior controvérsia gerou.
FONSECA, M. J. M. Carl Rogers: uma concepção holística do Homem - da terapia centrada no cliente à pedagogia centrada no aluno. Millenium, v. 36, n. 14, maio 2009.
Sobre a pedagogia rogeriana, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Na pedagogia rogeriana, os alunos aprendem melhor e, além de resolver problemas, são mais frequentes, participativos e criativos, quando os professores proporcionam um ambiente humano, tanto do ponto de vista relacional como do afetivo, e um clima de confiança, que facilita a aprendizagem.
PORQUE
II. É o aluno que conhece suas necessidades e a direção a seguir, ao professor cabe a orientação no processo de aprendizagem e desenvolvimento, deixando o aluno livre para crescer em suas potencialidades, em processo de crescimento e autorrealização.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. B)
As asserções I e II são proposições falsas. C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Questão 3) - 1,00 ponto(s)
Piaget formulou uma teoria que descrevia como crianças e adolescentes pensam e adquirem conhecimento, que envolve compreender também a natureza da inteligência. Sua teoria parte do interesse em identificar a reação das crianças aos ambientes em que estão inseridos, assumindo que o aprendizado acontece na construção e reconstrução do pensamento por meio da assimilação, ou seja, da relação com objetos e pessoas.
Com base no texto sobre os estágios do desenvolvimento estabelecidos por Piaget, julgue as alternativas a seguir.
I. O estágio pré-operatório ou operacional é marcado pela representação, que possibilita o desenvolvimento da função simbólica por meio de diferentes formas, como a linguagem, a imitação, a imagem mental, o desenho, o jogo simbólico.
II. O estágio operatório formal é aquele em que o pensamento lógico está livre da realidade concreta, ou seja, a reflexão leva à necessidade de abstração, não mais com a presença do objeto, mas com a formulação de hipóteses.
III. O estágio sensório-motor é essencial para o desenvolvimento cognitivo marcado pela exploração do ambiente, visto que as realizações iniciais do indivíduo formam a base dos seus processos cognitivos posteriores.
IV. O estágio operatório concreto é aquele em que o pensamento lógico e objetivo adquire dominância por meio da exploração de objetos do meio, desenvolvendo as capacidades de estabelecer relações entre conceitos aprendidos.
É correto o que se afirma em A)
III e IV, apenas. B)
II e III, apenas. C)
I e II, apenas. D)
I, II, III e IV. E)
I e IV, apenas.
Questão 4) - 1,00 ponto(s)
Na aula da disciplina de Ensino de Ciências do curso de Pedagogia, o professor Júlio explicou que, de acordo com a literatura, os procedimentos utilizados durante uma aula não são aprendidos nem ensinados como os outros conteúdos. Dessa forma, o que os professores e alunos precisam fazer para conseguir superar as dificuldades no seu aprendizado é diferente do tradicional explicar e escutar. Júlio explicou ainda que a aquisição de procedimentos, geralmente, segue uma sequência, que ocorre desde o estabelecimento de um conhecimento técnico, em formato de rotinas que são praticamente automatizadas, utilizadas em situações de exercício, até a utilização estratégica dessas técnicas em novas combinações para enfrentamento de novas problemáticas. Assim sendo, concluiu que o treinamento procedimental pode ser dividido em fases, que vão da técnica à estratégia.
Sobre o conteúdo da aula de Júlio sobre os procedimentos em sala de aula, avalie as afirmativas a seguir.
I. Júlio deve explicar que o procedimento técnico, na fase declarativa ou de instrução, proporciona a prática repetitiva necessária para que o aluno automatize a sequência de ações que deve realizar, analisando sua execução.
II. O docente deve relatar que o procedimento estratégico, na fase de transferência do controle, promove no aluno a autonomia no planejamento, na supervisão e na avaliação da aplicação de seus procedimentos.
III. O professor deve mencionar que o procedimento técnico, na fase de generalização ou transferência do conhecimento, coloca o aluno para enfrentar situações cada vez mais novas e abertas.
É correto o que se afirma em A)
I, II e III. B)
II, apenas. C)
I, apenas. D)
II e III, apenas. E)
I e III, apenas. Questão 5) - 1,00 ponto(s)
Ensinar ciência não é uma tarefa simples. Para promover um ensino que estimule o desenvolvimento do aluno e uma aprendizagem significativa, é preciso se apropriar das diversas metodologias, das didáticas e das teorias da construção do conhecimento, a fim de estabelecer com o aluno uma ponte segura entre os conhecimentos prévios que ele tem e o conhecimento científico e escolar. Os agrupamentos de alunos nas salas de aula ou nos demais espaços da escola são importantes para criar um ambiente favorável à troca de informações, ideias e hipóteses entre alunos e entre estes e os professores.
OLIVEIRA, S. G. M. Metodologia de ensino de Ciências: questões organizacionais do ensino de Ciências. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado).
A partir desse contexto, analise a situação a seguir.
Bethânia, professora da Educação Básica, no início do semestre letivo, estava passando por problemas de indisciplina entre os alunos de sua turma, quando eram realizadas atividades práticas no laboratório de ensino. Assim sendo, foi sugerido a ela que mudasse a didática, realizando tais atividades com os alunos agrupados.
Considerando as informações apresentadas e aspectos sobre como o agrupamento na realização das atividades poderia auxiliar Bethânia em suas aulas, avalie os itens a seguir.
I. Bethânia pode observar que os agrupamentos auxiliam na heterogeneidade de saberes, bem como nos interesses e nas necessidades de aprendizagem dos sujeitos, que, por meio da interação com seus pares, poderiam construir novas aprendizagens.
II. Bethânia pode notar que, por meio dos agrupamentos, os participantes teriam a oportunidade de refletir sobre suas certezas e, a partir de evidências científicas, repensar ideias de senso comum, construindo, assim, novos conhecimentos.
III. Bethânia pode observar que os agrupamentos desenvolvem novos estímulos, de modo que os alunos entrem em conflito com seus conhecimentos interiores e isso gere desequilíbrio e desconforto, fazendo com que eles busquem se adaptar a novas situações.
Está correto o que se afirma em A)
I, II e III. B)
I, apenas. C)
II e III, apenas. D)
I e II, apenas. E)
III, apenas. Questão 6) - 1,00 ponto(s)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos determinam ações referentes à organização curricular, considerando peculiaridades dos alunos. É um princípio curricular de trabalho na EJA
A)
desenvolver atividades que contribuem para a formação de atitudes e valores. B)
propiciar atividades socializadoras, culturais e recreativas. C)
promover a simetria com o ensino regular para crianças e adolescentes. D)
viabilizar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. E)
organizar o conteúdo escolar, adequando-os às práticas socioculturais e religiosas. Questão 7) - 1,00 ponto(s)
Com relação aos períodos do desenvolvimento cognitivo da teoria de Piaget, analise as afirmações que se seguem.
I. No recém-nascido, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. II. No período pré-operatório, a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte. III. No período operatório concreto, a criança ainda não tem capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vistas diferentes. IV. No período das operações formais, o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos. V. No período das operações concretas, o pensamento da criança é reversível.
É CORRETO apenas o que se afirma em A)
II e III. B)
I, II, IV e V. C)
II, III, IV e V. D)
I, II e III. E)
II, IV e V. Questão 8) - 1,00 ponto(s)
“A Educação a Distância (EaD) tem sido apontada como uma das várias soluções para as carências educacionais no contexto brasileiro atual. Ensejando tal perspectiva, projetos de EaD são inseridos em políticas educacionais." (BURNHAM, T. F.. A política de educação a distância na LDB: buscando entender o discurso oficial. In: JAMBEIRO, O.; RAMOS, F. (Orgs.). Internet e educação a distância. Bahia: Edufba, 2002, p.119-134).
Sobre as políticas educacionais e as práticas pedagógicas que norteiam a EaD, julgue os itens a seguir.
I. O projeto de curso para a modalidade EaD deve reconhecer as dificuldades da adaptação do aluno na modalidade a distância e prever ações que minimizem tais dificuldades. II. Os modelos de curso devem ser pensados de forma global, evitando, assim, especificidades regionais e promovendo uma educação massificadora e progressista. III. A prática pedagógica deve ir além da aquisição de conteúdos curriculares, com o intuito de fomentar a “educação humana” e a formação de sujeitos autônomos e ativos.
É CORRETO apenas o que se afirma em A)
II. B)
I e III. C)
I e II. D)
I.
E)
II e III. METODOLOGIA DO ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE Questão 9) - 1,00 ponto(s)
O conhecimento abrange uma ampla variedade de formas de compreender o mundo e adquirir informações. Os tipos de conhecimento podem ser classificados de várias maneiras, mas, geralmente, são agrupados em algumas categorias principais. À medida que as pessoas exploram o mundo, elas combinam diferentes formas de conhecimento para obter uma compreensão mais completa e rica da realidade que as cerca.
Considerando o texto apresentado, no que diz respeito aos tipos de conhecimento, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento empírico, também conhecido como conhecimento prático, é o conhecimento adquirido através da experiência direta e da observação do mundo ao nosso redor.
II. O conhecimento filosófico é uma forma de conhecimento que se baseia na reflexão, na análise crítica e no questionamento das questões fundamentais sobre a existência, a realidade, a ética e outros aspectos da vida e do pensamento humano.
III. O conhecimento tecnológico é obtido por meio do método científico e envolve a formulação de hipóteses, a realização de experimentos e a análise de dados para chegar a conclusões baseadas em evidências.
É correto o que se afirma em A)
I e II, apenas. B)
II e III, apenas. C)
I, II e III. D)
III, apenas. E)
I, apenas. Questão 10) - 1,00 ponto(s)
O laboratório de ciências é um ambiente muito importante para o processo de ensino e aprendizagem de ciências, pois é nele que diversos conceitos estudados em sala de aula podem ser vistos pelos alunos na prática. Além disso, esse ambiente estimula o trabalho em grupo e oportuniza reflexões sobre atitudes, valores e ética, contribuindo para o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos alunos. Assim como ocorre em qualquer outra atividade de caráter pedagógico, é importante que as visitas ao laboratório sejam previamente planejadas pelo professor, que deve elaborar um roteiro de atividades a partir dos objetivos de aprendizagem definidos.
OLIVEIRA, S. G. M. Metodologia de ensino de Ciências: questões organizacionais do ensino de Ciências. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado).
Face ao exposto, avalie a situação a seguir.
Vitória é professora do Ensino Fundamental I e, nesse semestre, irá desenvolver atividades práticas no laboratório de Ciências, a fim de serem expostas na mostra cultural que será realizada na escola. Assim sendo, ela se atentou às regras e aos procedimentos que devem ser seguidos para a realização de suas aulas práticas.
Considerando as informações apresentadas e os procedimentos para a realização de aulas práticas em laboratórios, julgue os itens a seguir.
I. Vitória deverá utilizar vidrarias em tamanho padrão em suas aulas práticas, visando facilitar a medição, o armazenamento e a limpeza destas, e, na hora da realização do experimento, algumas das amostras devem ser etiquetadas ou identificadas corretamente.
II. Vitória deverá preparar o material que será usado e distribuí-lo nas bancadas dos alunos, bem como verificar os experimentos com antecedência, observando o que eventualmente poderá ocorrer de forma diferente da prevista.
III. Vitória deverá elaborar um roteiro de atividades de modo que haja tempo para a explicação da teoria, a separação dos materiais, a execução da prática, a observação dos experimentos, para anotações e para a discussão dos resultados.
Está correto o que se a