Leia os textos dos itens abaixo:
I - Antropocentrismo representa o entendimento do mundo a partir da visão do ser humano, o qual é o único a ter valor intrínseco e se posiciona no centro de todas as relações e atenções ou mesmo em um patamar de superioridade, legitimando-se a si mesmo na defesa de seus próprios interesses, os quais sempre prevalecem. Concebe o mundo em termos de perspectiva, experiência ou valores humanos. Todas as coisas existem e foram criadas para servir os seres humanos. A preocupação única e exclusiva é com seu bem-estar, podendo se apropriar e explorar os bens ambientais no seu interesse exclusivo, sem preocupação com os demais seres vivos, que são meros instrumentos, não possuindo, assim, valor intrínseco. A natureza, incluídos os animais não humanos, tem valor instrumental.
II. Especismo é o preconceito ou atitude tendenciosa a favor dos interesses de membros de sua própria espécie em detrimento dos interesses de membros de outras espécies fundado apenas na diferença de espécies.
III. Para o biocentrismo todos os seres vivos possuem valor intrínseco, independentemente dos valores, da experiência ou da consciência humana. A vida é considerada um fenômeno único, tendo valor anterior a todos os outros, o que acarreta uma consideração e respeito aos seres vivos não humanos. Toda vida está interligada.
IV. O ecocentrismo defende o valor não instrumental dos ecossistemas; a ecosfera, não o ser humano, é o centro dos interesses; ecossistemas possuem valor em si mesmos, cujo equilíbrio é uma preocupação maior do que a necessidade de florescimento de cada ser vivo em termos individuais.
V. O antropocentrismo alargado, mesmo mantendo o entendimento de ser a dignidade da pessoa humana a matriz axiológica, destaca a responsabilidade do ser humano com a natureza, considerado o guardião da biosfera.
Está correto o que se afirma em:
a.
I, II, III, IV e V.
b.
III, IV, e V, apenas.
c.
I, IV e V, apenas.
d.
II, III e V, apenas.
e.
I e II, apenas.