Liberalismo
O liberalismo é uma ideologia que surgiu no século XIX com a finalidade de compreender o capitalismo e seus mecanismos de funcionamento nas sociedades. O liberalismo pode ser dividido em dois campos:
Político: propunha a divisão dos poderes do Estado e era contrário à centralização do poder.
Econômico: Defendia uma economia com pouca intervenção do Estado. Relembre algumas características do liberalismo proposto por Adam Smith.
Liberalismo
Liberdade econômica
O governo não deveria interferir na produção, no preço e na qualidade das mercadorias, mas deixar isso a cargo das empresas.
Mercado
Deveria ser autoregulada pela lei da oferta e da procura. Por isso, a importância de livre concorrência prevalecer.
Estado
Não interviria diretamente na economia, mas asseguraria os direitos à propriedade, à segurança e à educação.
Thomas Malthus (1766-1834)
Defendia o controle do Estado sobre o crescimento populacional, pois o número de pessoas aumentava em maior proporção que a produção alimentícia. Sem tal controle, acreditava que haveria um colapso na produção mundial de alimentos.
Ideologias operárias
Socialismo
O socialismo surgiu com o objetivo de tecer críticas à economia liberal, com a proposta de mudanças voltadas para uma divisão igualitária das riquezas. As ideias socialistas foram defendidas por dois grupos: os socialistas utópicos e os socialistas científicos (marxistas).
Socialismo utópico
Os socialistas utópicos receberam essa denominação porque, embora apresentassem propostas de organização social mais igualitárias, não apontavam como especificamente elas poderiam ser aplicadas na realidade (com exceção de Robert Owen).
Saint-Simon: Imaginava uma sociedade governada por cientistas e empresários, na qual a riqueza produzida seria distribuída de maneira igualitária e assim a injustiça social seria reduzida.