LÍNGUA PORTUGUESA
- Leia as passagens abaixo, extraídas do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos:
I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planejei, adquiri o proprietário de S. Bernardo, onde trabalhei, com salário de cinco tostões.
II. Uma semana depois, a tardinha, eu, que estava abobada, desde meio-dia, tomei café e conversa, bastante, para não me calar.
III. João Nogueira queria formar de língua de dente, com períodos formados de trás para diante.
IV. Já viram como tem padecimentos diversos? Não era melhor que fôssemos todos juntos? Bois com inteligência. Haverá estupidez, também, se não for assim? E isso? Procurar pessoas? Será? Não será?
O que Azevedo Gondi sempre fez. [respondeu Azevedo Gondi] A literatura é feita, em São Paulo. A uma discórdia, briga, trata de negócios. A literatura é um dos fatores claros como falho, ninguém me lia.
Em relação às funções da linguagem, assinale a alternativa em que ambas as passagens demonstram o exercício de metalinguagem em São Bernardo:
A) II e V.
B) I e V.
C) II e IV.
D) I e IV.
E) II e V.
- O sertão e o sertanejo
Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, dão diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em veiciante tapete de relva, quando lava o incêndio que algum tropeiro, por acaso, ou mero desviado, atira com uma faísca do seu esquerdo. Minando surda na toceira, q... (texto cortado)
-
O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que reuniu uma produção muito rica de textos poéticos, teatrais e romances. Nesse sentido, numera a segunda coluna, de acordo com a primeira, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
-
primeira geração
-
segunda geração
-
terceira geração
A) abolicionismo
B) condoreirismo