Luiz Fernando, produtor de maracujá em Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, começou a perceber quedas de produção dos maracujazeiros e pequenas perdas de solo em seu terreno, parecendo que “pequenas placas superficiais de solo foram removidas”. Conforme o evento descrito, marque a opção correta:
a) As “pequenas placas superficiais de solo que foram removidas” sugerem a incidência de erosão laminar, indicando que a degradação do solo está em um nível avançado.
b) A erosão em sulcos é um processo intermediário de erosão. Os sulcos possuem mais ou menos 30 cm de largura por um metro de altura, portanto, é o que está acontecendo na propriedade do Luiz Fernando.
c) A erosão em voçorocas, processo erosivo que está acometendo o plantio do maracujá, pode ser controlada e poderia ter sido evitada com práticas conservacionistas do solo.
d) Os indícios de perda da produção e a diminuição da altura do terreno devido às perdas de solo em forma de lâminas ou placas são indícios de que está ocorrendo uma erosão laminar.