Mapa Guarani Digital
As áreas onde habitam os povos da etnia Guarani se estendem por diferentes países sul-americanos, formando uma territorialidade viva que não coincide com aquela imposta pelas fronteiras políticas internacionais. Confira, a seguir, uma iniciativa que usa tecnologias cartográficas digitais para registrar a etnia e a diversidade territorial dos Guarani: o Mapa Guarani Digital, que pode ser acessado no site http://guarani.mapa.ps. Acesso em: 20 maio 2020.
"Resultado do trabalho de uma rede com mais de 200 colaboradores, entre comunidades guarani, indigenistas e acadêmicos, o Mapa Guarani é um importante instrumento de análise da ocupação atual do povo Guarani na América do Sul. São dados de 2000 povos presentes neste território, incluindo aqueles que vivem em diferentes países.
Desenvolvido por 1.415 comunidades indígenas, o Mapa Guarani é um projeto que busca mapear as terras tradicionais dos Guarani, que estão localizadas em regiões do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. A construção deste mapa é uma forma de dar visibilidade aos povos Guarani e suas lutas por direitos territoriais, que há pelo menos 20 anos.
Um mapa feito pelos Guarani
Para a rede de colaboradores envolvida na elaboração do mapa, trata-se de um instrumento de apoio para as demandas das comunidades guarani pelo reconhecimento de seus territórios e por políticas públicas que garantam seus direitos.
Segundo Bartolomeu, um dos responsáveis pela pesquisa e edição do projeto, os resultados obtidos foram significativos, pois possibilitaram o mapeamento de dados que antes estavam dispersos. O Mapa Guarani é um passo importante para a luta dos povos indígenas e pode ser acessado em: http://guarani.mapa.ps. Acesso em: 28 maio 2020.
Questões
- De acordo com a legenda do mapa, quais informações o usuário pode encontrar com base nesse mapeamento digital?
- Qual é a importância do mapeamento digital da ocupação atual dos indígenas da etnia Guarani na América do Sul?