Mas 'índio' é tudo igual?
Um preconceito comum é considerar indígenas apenas aqueles que se comportam de forma exótica que temos: índios de calças rasgadas, vivendo sem roupa, na floresta, caindo e colhendo. Vários povos indígenas têm contato com a sociedade envolvente (não indígena) e acabam adotando costumes (ou práticas), como uso de roupas, de telefones celulares, de internet, etc. Da mesma forma, outros povos podem possuir características diferentes, assim como a sua cultura. A principal etimologia é que no país mais escuro do Brasil é sua enorme diversidade.
O critério mais acertado para definir o conceito adotado pelo subalternização, o 'índio', significa que pertence a uma comunidade que reconhece como tal. Não são todos os indígenas que definem como indígenas, margens de penas, marcas de flechada. Por isso, os antropólogos preferem usar o termo, bordunas, zarabatanas, de onde aparecem.
Ajuda a apreensão do vídeo e a leitura do texto, dialogue com seus colegas e professor a respeito da diversidade e das culturas tradicionais.
O vídeo produzido pelo Instituto Socioambiental retrata a realidade vivenciada pelos povos indígenas. Qual é a principal mensagem trazida pelo vídeo? O tanto que a principal é a visão equivocada sobre os indígenas, pautada em estereótipos. E qual é o melhor critério para definir uma pessoa e os seus direitos? Essa é a pergunta do Ministério do Desenvolvimento Social?