MÓDULO
SINTETIZE
Capitulo 6-Independências na América Espanhola
Nome:
Turma: Data:
Com base nos conhecimentos adquiridos neste capitulo sobre o processo de independência da América Espanhola, complete as lacunas a seguir.
No século XVI, a Espanha utilizava a prática econômica do , ou seja, a exploração de metais preciosos nas colônias. A partir do século XVIII, com a intenção de melhorar a economia da Espanha, as colônias se tornaram mercados consumidores, deixando de ser apenas fornecedoras de
As atividades agropecuárias eram realizadas em sua maioria por mestiços e indígenas, em um sistema que ficou conhecido como , propriedades rurais voltadas para o abastecimento das regiōes mineradoras.
A estrutura social das sociedades coloniais da América Espanhola era composta de no topo; os criollos no centro; e compondo a grande maioria da população, na base da pirâmide.
A existência de universidades na América Espanhola possibilitou aos criollos o acesso aos ideais
, pensamento que desestabilizava a defesa do pacto ao prever maior liberdade para os povos.
A influência desses ideais iluministas e os exemplos bem-sucedidos da Independência do e dos , assim como a Revolução foram alguns acontecimentos históricos que influenciaram a independência das colônias da América Espanhola.
Nas lutas que resultaram na independência das várias colônias espanholas na América, destacam-se dois líderes do movimento emancipacionista: e O primeiro ajudou a libertar os paises do norte da América do Sul, como
Venezuela, , e o segundo destacou-se na libertação de países como Chile,
HISTÓRIA
399