Myra Levine defende a teoria holistica de enfermagem, abordando o homem como ser biopsicossocial, um "todo com todas as suas partes integradas", que vive em constante interação com o meio, num determinado tempo e espaço. Na assistência ao paciente, é premissa dessa teoria:
Conservação da integridade estrutural: está baseada nas intervenções de enfermagem para conservar energia por uma decisão deliberada.
Conservação da integridade pessoal: está baseada nas intervenções de enfermagem que permite o individuo tomar ou participar das decisões.
Conservação de energia: é a base para as intervenções de enfermagem visando limitar a quantidade de envolvimento do tecido.
O modelo é constituido em quatro princípios de conservação, sendo eles. conservação da energia, conservação da integridade estrutural, integridade pessoal e integridade psiquica.
E Conservação da integridade psíquica: está baseada nas intervenções de enfermagem com o intuito de preservar as interações do paciente com a familia e com o sistema social