Na Europa, os séculos XI e XII foram marcados pela realização semanal e anual de feiras locais e por um aumento considerável no consumo (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno).
Sobre os fatores históricos concernentes a essa nova dinâmica social, assinale a alternativa correta:
Questão 1Escolha uma opção:
a.
Para a sua proteção, as feiras não possuíam leis próprias e tinham de apelar à jurisdição de cidades vizinhas, delegando aos líderes destes os papéis de policiamento, elaboração de leis, formação de tribunais específicos e controle e julgamento de conflitos internos.
b.
O ponto inicial para o desenvolvimento das feiras foi a conquista da completa autonomia e segurança da figura do mercador, que gozava da liberdade de vender suas mercadorias nos burgos dos arredores da cidade, que possuíam suas próprias fortificações circundando-os.
c.
De modo a atender ao aumento vertiginoso da demanda por mercadorias, tanto as feiras anuais como as semanais eram realizadas com frequência fixa – as primeiras duravam permanentemente pelo ano todo, e as segundas eram feitas cinco dias por semana.
d.
Um grande incentivo às feiras foi o aumento da demanda dos europeus pelo luxo e requinte do Oriente, pelas especiarias necessárias na preparação de alimentos mais saborosos, adornos finos e seda, os quais passaram a almejar após o fim de cada Cruzada.
e.
A realização das Cruzadas e a escassez de recursos causada pela diminuição demográfica da Europa no século X pela Peste Negra foram dois grandes motivos para o desenvolvimento de relações comerciais até então estáticas e de baixa frequência nas vilas e burgos.