Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições mais favoráveis ao atendimento desse aluno. Além disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos dos direitos, tendo em vista que
A) a Lei n 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função da sua comunicação, possuidores de uma cultura diferenciada; reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão, da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados;
B) o bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação e a língua escrita da comunidade em que vive.
Opções de pergunta 5:
a)
convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
b)
disponibilizar matérias e promover atividades em LIBRAS para alunos não surdos e também envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
c)
providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
d)
segundo a lei 10.436/2002, acessibilidade para o surdo e ele também aprender o português escrito e falado.
e)
disponibilizar matérias e promover atividades em língua Portuguesa para alunos não surdos e também aprimorar a língua portuguesa.