Nas células musculares lisas, assim denominadas por não apresentarem as estriações regulares características dos músculos esqueléticos, a contração também é provocada por um influxo de íons cálcio, mas os mecanismos de regulação são diferentes. A musculatura lisa forma a porção contrátil do estômago, do intestino e do útero, assim como as paredes das artérias e diversas outras estruturas que requerem contrações lentas e por longos intervalos de tempo. O músculo liso é composto por camadas de células bastante longas e em formato de fuso, cada qual contendo um único núcleo. As células musculares lisas não expressam as troponinas. Em vez disso, níveis elevados de Ca21 intracelular regulam a contração por um mecanismo dependente de calmodulina (Figura 16-37). A calmodulina ligada a Ca21 ativa a cinase da cadeia leve da miosina (MLCK), desse modo, induzindo a fosforilação de uma das duas cadeias leves da miosina do músculo liso. Quando a cadeia leve é fosforilada, a cabeça da miosina pode interagir com filamentos de actina e provocar a contração; quando ela é desfosforilada, as cabeças de miosina tendem a dissociar da actina, tornando-se inativas.
De acordo com o texto acima responda:
- Conceitue tônus muscular e descreva a contração muscular do esfíncter inferior (músculo liso).
2.Justifique o uso dos bloqueadores de canais de cálcio da célula pos-sinaptica para o tratamento da acalasia.
3.Justifique o uso do edrofónio ( inibidor de acetil-colinesterase) para o aumento do tonus moscular em esfincter inferior.
- Uma droga hipotética que inibisse a ligação de cálcio à troponina C poderia ser utilizada como tratamento da ecalasia? Justifique.