Nas situações de acolhimento, as equipes técnicas e os demais atores do SGD/CA, devem envidar esforços para que haja a possibilidade de reintegração familiar segura. Uma vez que a reintegração seja considerada possível, deve-se investir em um processo gradual de retorno da criança ou adolescente para sua família. Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA.
A. O encontro entre as famílias de origem e acolhedora é um marco importante do processo de acolhimento. Muitas famílias (tanto de origem como acolhedoras) desconhecem, inicialmente, suas funções no processo de acolhimento. Assim, é necessário compreender, juntamente com as equipes técnicas, os direitos e deveres das mesmas. Porém, por ser uma etapa importante da medida protetiva, deve ocorrer de imediato, sem que haja um plano de visitas estruturado.
B. Assim como as crianças e adolescentes, os adultos também precisam ser preparados para o processo de reintegração. Essa preparação é feita com base nos princípios da proteção integral e deve ter como foco o retorno da criança ou adolescente e os direitos dos mesmos na unidade.
C. O único interessado na reintegração familiar é a criança ou sua família de origem que deverá apenas adotar práticas de reforço escolar, realizadas em conjunto com atores da proteção, e possibilitar o acompanhamento do retorno da criança ou adolescente.
D. É imprescindível que a família na qual a criança ou adolescente será reintegrado reflita e compreenda em quais tipos de relações familiares está inserida, a fim de que se estabeleça um ambiente propício ao retorno da criança ou adolescente. Este é o momento em que a família e o CA podem refletir sobre as dificuldades de vivência da criança ou adolescente e, a partir dessa reflexão, o desenho-mínimo do retorno, tarefa da criança ou adolescente e quem da família, é suficiente para viabilizar a integração.