Neste mundo é mais rico o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa; Com sua língua, ao nobre o vil decep: O velhaco maior sempre tem capa.
Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa: Quem menos falar pode, mais increpa: Quem dinheiro tiver, pode ser papa.
A flor baixa, se inculca por tulipa: Bengala hoje na mão, ontem garlopa: Mais isento se mostra o que mais chupa:
Para a tropa do trapo vazo a tripa: E mais não digo; porque a Musa topa Em apa, em epa, em ipa, em opa, em upa.
A canção “Bluesman” foi lançada no século XXI, enquanto o poema de Gregório de Matos (Texto 1) foi publicado no século XVII, mais de 300 anos antes. Considerando a estrutura e o conteúdo de cada texto, compare-os e, em seguida, leia as afirmações a seguir e julgue se são certas ou erradas.
A) Na música “Bluesman” e no poema do Texto 1, há forte crítica social. Baco Exu do Blues denuncia a opressão e a hipocrisia da sociedade racista, enquanto Gregório ataca a ganância e a hipocrisia das elites.
Certo
Errado
B) Nos dois casos, há uso de contrastes para criar efeitos de sentido mais intensos nos textos, usando figuras de linguagem como paradoxos e antíteses para contrapor ideias e questionar valores sociais.
Certo
Errado
C) Há predomínio de tom ácido e provocador na letra da canção e no poema. Esse tom é usado para enfatizar o sentimento de injustiça que o respectivo eu lírico de cada texto sente.
Certo
Errado