No dia 05 de outubro de 1789, mulheres francesas iniciaram um levante contra o governo e se dirigiram ao Palácio de Versalhes protestando contra a inflação descontrolada, a escassez de alimentos, a violência e o que ficou marcado na revolução francesa: o valor elevado do pão. O movimento ficou conhecido como Marcha das Mulheres sobre Versalhes.
A Revolução Francesa já estava em curso e o rei Luís XVI, a esposa Maria Antonieta, o filho e a corte real estavam em Versalhes.
Nos primeiros dias de outubro, a corte realizou uma
comemoração pela chegada da infantraria que faria a proteção do rei e do palácio. Tal comemoração foi oferecida com todo o luxo e fartura que poderia ter.
Quando a notícia do banquete chegou a Paris, a população se revoltou. Em especial as mulheres que trabalhavam nos mercados iniciaram uma manifestação no mercado de Faubourg Saint-Antoine (...). Milhares de mulheres se concentraram em frente ao Hôtel de Ville, com facas e outras armas improvisadas em mãos. Como desdobramento, a família real deixou o prédio e o
Palácio foi esvaziado.
Fonte: em.com.br (adaptada).
Baseado no texto e em seus conhecimentos, responda:
a) A Revolução Francesa marcou uma mudança na sociedade francesa do século XVIII. Nomeie o sistema político e social francês anterior à Revolução e explique a insatisfação da população na época.
b) O Palácio de Versalhes pode ser considerado símbolo do período anterior à Revolução Francesa por reafirmar e representar seus ideais, sendo facilmente associado a seu período histórico. Pensando nisso, cite e explique um símbolo da Revolução Francesa.