No materialismo dialético os fenômenos materiais são processos, sendo dados primários, assim como no materialismo histórico. A diferença aqui se baseia no fato de que há um movimento de três fases: tese, antítese e síntese, que sintetizariam o movimento da história.
Analise:
I) a dialética é a estrutura contraditória do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: tese, antítese e síntese, ou seja, explica-se o movimento da realidade pelo antagonismo entre o movimento da tese e da antítese, cuja contradição deve ser superada pela síntese. (Aranha; Martins, 2016, p. 280).
II) as ideias de Marx foram utilizadas exatamente no contexto em que o autor as defendia e, dessa forma, criaram contrassensos e dogmas, resultando em ideias totalitárias e ideologias alienantes como vistas atualmente.
III) no campo da educação, Marx e Engels defenderam a educação do proletariado com o objetivo de formar uma consciência acéfala na sociedade a fim de lutarem contra a aqueles que querem trabalhar e viver dignamente.
Analise:
a) I e II incorretas.
b) II e III incorretas.
c) I e III incorretas.
d) I e II corretas.
e) II e III corretas.