Download the Guru IA app
Android and iOS

Aluno
No Módulo IV tivemos a oportunidade de conhecer o caso da Do...
No Módulo IV tivemos a oportunidade de conhecer o caso da Dona Violeta, que apresenta um conceito ampliado de cuidado, como uma conformação humanizada do ato assistencial, uma atenção à saúde imediatamente interessada na vivência do indivíduo com o adoecimento e também interessada nas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Sobre este tema, é correto afirmar:
Questão 1Escolha uma opção:
a.
O método clínico centrado na pessoa (MCCP) é um conceito construído, principalmente, a partir da experiência clínica do médico na APS, baseado na atenção prescritiva e centrada na doença para embasar a relação entre profissional e usuário.
b.
No relato de caso da Dona Violeta, podemos observar o cuidado no momento em que o médico se interessa pela sua história de vida, escuta atentamente, acolhe suas angústias e sugere o registro escrito da sua narrativa, o que elimina a necessidade da prescrição de medicamentos.
c.
Quando pensamos no conceito de cuidado a partir da relação entre profissional de saúde e usuário, podemos dizer que o cuidado só se torna possível quando ambos se abrem mutuamente à experiência de se ouvirem e construírem juntos diferentes estratégias para a melhoria da saúde.
d.
A clínica ampliada, assim como o MCPP, caracteriza-se pela centralidade da clínica do profissional médico como forma de garantir a qualidade do cuidado.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 4,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A gestão do cuidado propõe a oferta de tecnologias de saúde, de acordo com as necessidades de cada pessoa, nos diferentes momentos da sua vida. É importante considerarmos que as dimensões que envolvem a sua gestão são muitas e de diferentes naturezas. Considerando as dimensões do cuidado apresentadas a seguir, assinale a alternativa incorreta:
Questão 2Escolha uma opção:
a.
A Dimensão familiar refere-se à gestão do cuidado que acontece no mundo da vida, com a participação de diferentes atores, como familiares, amigos, vizinhos, etc. É uma dimensão que assume importâncias distintas, conforme os momentos de vida de cada usuário.
b.
A Dimensão profissional é aquela que acontece no encontro entre profissionais de saúde e usuários. A possibilidade de produzir um bom cuidado depende da capacidade do profissional de dar respostas para as demandas dos usuários; da postura ética do profissional, que remete à sua disponibilidade para mobilizar tudo o que pode para atender, da melhor forma possível, as necessidades de cada usuário; e da capacidade do profissional de construir vínculo com os usuários, por meio de encontros privados, sem o envolvimento da equipe.
c.
A Dimensão individual refere-se à gestão do “cuidar de si”, à capacidade que cada um tem de seguir a sua vida, de fazer escolhas, de desenvolver formas de cuidar e de viver.
d.
A Dimensão organizacional refere-se à gestão do cuidado realizada no âmbito dos serviços de saúde, abordando aspectos como o trabalho em equipe, atividades de coordenação e de comunicação, definição de fluxos e regras de atendimento e adoção de dispositivos compartilhados por todos os profissionais (agendas, protocolos, reuniões de equipe, etc.).
No Módulo IV tivemos a oportunidade de conhecer o caso da Dona Violeta, que apresenta um conceito ampliado de cuidado, como uma conformação humanizada do ato assistencial, uma atenção à saúde imediatamente interessada na vivência do indivíduo com o adoecimento e também interessada nas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Sobre este tema, é correto afirmar:
Questão 1Escolha uma opção:
a. O método clínico centrado na pessoa (MCCP) é um conceito construído, principalmente, a partir da experiência clínica do médico na APS, baseado na atenção prescritiva e centrada na doença para embasar a relação entre profissional e usuário.
b. No relato de caso da Dona Violeta, podemos observar o cuidado no momento em que o médico se interessa pela sua história de vida, escuta atentamente, acolhe suas angústias e sugere o registro escrito da sua narrativa, o que elimina a necessidade da prescrição de medicamentos.
c. Quando pensamos no conceito de cuidado a partir da relação entre profissional de saúde e usuário, podemos dizer que o cuidado só se torna possível quando ambos se abrem mutuamente à experiência de se ouvirem e construírem juntos diferentes estratégias para a melhoria da saúde.
d. A clínica ampliada, assim como o MCPP, caracteriza-se pela centralidade da clínica do profissional médico como forma de garantir a qualidade do cuidado.
Questão 2 Ainda não respondida Vale 4,00 ponto(s). Marcar questão Texto da questão A gestão do cuidado propõe a oferta de tecnologias de saúde, de acordo com as necessidades de cada pessoa, nos diferentes momentos da sua vida. É importante considerarmos que as dimensões que envolvem a sua gestão são muitas e de diferentes naturezas. Considerando as dimensões do cuidado apresentadas a seguir, assinale a alternativa incorreta:
Questão 2Escolha uma opção:
a. A Dimensão familiar refere-se à gestão do cuidado que acontece no mundo da vida, com a participação de diferentes atores, como familiares, amigos, vizinhos, etc. É uma dimensão que assume importâncias distintas, conforme os momentos de vida de cada usuário.
b. A Dimensão profissional é aquela que acontece no encontro entre profissionais de saúde e usuários. A possibilidade de produzir um bom cuidado depende da capacidade do profissional de dar respostas para as demandas dos usuários; da postura ética do profissional, que remete à sua disponibilidade para mobilizar tudo o que pode para atender, da melhor forma possível, as necessidades de cada usuário; e da capacidade do profissional de construir vínculo com os usuários, por meio de encontros privados, sem o envolvimento da equipe.
c. A Dimensão individual refere-se à gestão do “cuidar de si”, à capacidade que cada um tem de seguir a sua vida, de fazer escolhas, de desenvolver formas de cuidar e de viver.
d. A Dimensão organizacional refere-se à gestão do cuidado realizada no âmbito dos serviços de saúde, abordando aspectos como o trabalho em equipe, atividades de coordenação e de comunicação, definição de fluxos e regras de atendimento e adoção de dispositivos compartilhados por todos os profissionais (agendas, protocolos, reuniões de equipe, etc.).