No sistema glandular, as glândulas exócrinas (assim como as sudoríparas, as sebáceas, as salivares e as mamárias) produzem secreções que são liberadas através de ductos para a superfície do corpo ou para cavidades corporais, as quais desempenham funções específicas, como lubrificação da pele, digestão e termorregulação.
Com base nessa informação, verifique a situação a seguir:
A aquisição do conhecimento se torna mais simples, e a memorização mais efetiva, quando associadas a experiências práticas. Assim, para o estudo de histologia, as aulas com observação de lâminas ao microscópio são essenciais e auxiliam os alunos a compreender o que foi descrito em sala de aula, relacionando esse conhecimento com a aplicação prática.
Você é professor do curso de medicina e está preparando uma prova prática de histologia sobre o sistema glandular. Nessa avaliação, você irá preparar microscópios com lâminas histológicas com amostras de diferentes órgãos humanos e pedirá que os alunos observem e identifiquem o tipo de glândula e descrevam as características que os levaram a essa constatação.
Para organizar sua aula, faça o seguinte:
-
Prepare uma lista indicando qual órgão será selecionado para observação de glândulas tubular simples, acinar ramificada e tubuloacinar composta.
-
Crie um gabarito com a descrição de cada um desses tipos glandulares.