O modelo de Gentile considera o contexto ambiental e a função intencional de uma habilidades para classificá-la. Cada um desses fatores é subdivido de modo a criar um esquema que leva a 16 categorias de habilidades.
As condições reguladoras podem ser classificadas como fixas (quando a tarefa é realizada em um ambiente estacionário) e em movimento (quando o movimento acontece em um ambiente em movimento). Além disso, podem ou não apresentar variabilidade entre as tentativas de executar uma habilidade.
O fator função intencional está relacionado ao fato de o desempenho de uma determinada habilidade envolver ou não a movimentação do corpo e a manipulação de um objeto.
Imagine que você é professor de uma turma de alunos que está refinando a habilidade motora do chute.
A habilidade motora do chute é uma habilidade manipulativa, dessa forma, das 16 classificações propostas por Gentile, somente oito (aquelas referentes à habilidade com manipulação) se aplicam ao chute — estão marcadas em amarelo na tabela abaixo e o número representa o grau crescente de complexidade.
A partir da classificação de Gentile, desenvolva uma sequência de 5 atividades para o desenvolvimento da habilidade do chute, de modo que cada atividade proposta seja mais complexa que a anterior.