Cada rim é circundado por uma cápsula e dispõe de polos superior e inferior. Os vasos e os nervos entram e saem pela face medial do rim, uma área conhecida como hilo renal. O ureter também surge a partir do rim nesse local. O espaço que circunda as estruturas do hilo é preenchido com gordura e é denominado seio renal. Internamente, o rim consiste em um córtex externo e medula interna. O tecido medular é organizado em aglomerados piramidais (pirâmides renais) com o ápice de cada pirâmide orientado para o centro do rim; cada ápice apresenta uma papila renal. O tecido cortical estende-se entre as pirâmides medulares como colunas renais. A urina produzida pelo rim é coletada por uma série de ductos que terminam finalmente em uma área dilatada, denominada pelve renal. Os ductos menores são denominados cálices menores, e cada cálice menor coleta a urina de uma pirâmide medular. Os cálices menores fundem-se para formar cálices maiores, que subsequentemente se unem para formar a pelve renal. A pelve renal se estreita e continua como ureter na junção ureteropélvica (JUP).
Rim_letras.png
A partir de seus conhecimentos da anatomia do sistema urinário, observe a imagem acima e aponte a resposta correta.
A letra B representa o ureter. Os ureteres são tubos musculares que transportam a urina do rim até a bexiga urinária.
Os cálices menores de várias pirâmides se fundem para formar cálices maiores. Cada rim contém de 8-20 cálices menores e de 2 a 3 grandes cálices. Os grandes cálices convergem para formar uma câmara alargada denominada pelve renal, que está rodeada pelo seio renal. Os cálices menores estão representados pela letra
D.
Um corte coronal através do rim revela duas regiões distintas: uma região superficial, vermelho-clara, denominada córtex renal (cortex = casca), e uma região interna profunda, mais escura e marrom-avermelhada, denominada medula renal (medulla = porção interna). O córtex renal está representado na figura pela letra D.
Os ductos menores são denominados cálices menores, e cada cálice menor coleta a urina de uma pirâmide medular. Os cálices menores fundem-se para formar cálices maiores, que subsequentemente se unem para formar a pelve renal. Os calices menores estão representados pela letra B e os cálices maiores pela letra A.
A urina produzida pelo rim é coletada por uma série de ductos que terminam finalmente em uma área dilatada, representada na figura pela letra D denominada pelve renal.