A estrutura da pele é dividida em três camadas de tecidos: a epiderme, a derme e a hipoderme. A camada superficial é a epiderme, ela é avascular e apresenta cinco tipos diferentes de células, que se caracteriza por estar em constante renovação. Dependendo das características dessa camada, ela pode ser subdivida, observe a figura, a seguir, com as cinco camadas que compõe a epiderme.
Fonte: Moraes e Santos (2019)
Adaptado de: MORAES, L. R. S; SANTOS, L. L., Estética Facial. Maringá: Unicesumar, 2019.
Com base na estrutura da epiderme e suas características, analise as afirmações a seguir.
I. A camada basal é composta por células cúbicas altas, por ser responsável pela renovação da epiderme é definida como estrato germinativo.
II. A camada espinhosa é considerada a mais espessa e com células poliédricas-achatadas, sua função é a manutenção e ligação entre as células da epiderme.
III. A camada granulosa é composta por células achatadas e com a presença de grânulos de querato-hialina, a ruptura e liberação da queratina confere resistência a essa camada.
IV. A camada córnea é composta por células achatadas, semelhantes a escamas e nucleadas. O núcleo repleto de queratina confere proteção à superfície da pele, impedindo a perda de líquido.
É correto o que se afirma em:
A.
II e IV, apenas.
B.
I, apenas.
C.
I, II, III e IV.
D.
III e IV, apenas.
E.
I, II e III, apenas.