A administração pública federal passa por um momento de aperto fiscal, e, como o gasto com pessoal é um dos maiores componentes da despesa, mostra-se importante avaliar sua composição.
Observe o Gráfico a seguir que mostra a comparação da remuneração entre administração direta e indireta. À esquerda, temos a comparação da mediana da remuneração; à direita, a comparação da remuneração média. A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior.
Fonte: PROFILI, E. B.. Estrutura remuneratória dos servidores ativos civis do Executivo federal. Revista de Administração Pública, v. 55, n. 4, p. 782–808, jul. 2021.
"Assinale a alternativa correta acerca da interpretação do gráfico apresentados"
Opções de pergunta 5:
a)
A estrutura remuneratória dos servidores ativos civis do Poder Executivo Federal para os cargos de agende administrativo, motorista e agente de portaria é idêntica para a média e também para a mediana.
b)
Ao analisar as imagens é possível afirmar que em todas as hipóteses os servidores da administração indireta utilizam mais recursos públicos que os da administração indireta.
c)
A remuneração mediana nessas funções é similar e até maior na administração direta. Porém, quando se leva a remuneração média em consideração, a administração indireta salta à frente.
d)
Os servidores analisados pertencem à administração direta e indireta, estaduais ou municipais, pois a administração federal não possui servidores indiretos.
e)
Ambas as imagens demonstram que dados acerca dos gastos públicos aumentaram no tempo, o que deve ser revisto com urgência por parte da administração pública.