O antropólogo Claude Lévi-Strauss estudou o "pensamento selvagem" para mostrar que os chamados selvagens nåo ão atrasados nem primitivos, mas operam com o pensamento mítico. O mito e o rito, escreve Lévi-Strauss, não são endas nem fabulações, mas uma organização da realidade a partir da experiência sensível enquanto tal. [...] mito tem, assim, três características principais, citadas a seguir.
. Função explicativa: o presente é explicado por alguma ação passada cujos efeitos permaneceram no tempo. Por xemplo, uma constelação existe porque, no passado, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta e foram evadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas; as chuvas existem porque, nos tempos passados, uma eusa apaixonou-se por um humano e, não podendo unir-se a ele diretamente, uniu-se pela tristeza, fazendo suas
lágrimas caírem sobre o mundo etc.
2. Função organizativa: o mito organiza as relações sociais (de parentesco, de alianças, de trocas, de sexo, de idade, de poder etc.) de modo a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões. Por exemplo, um mito como o de Édipo existe (com narrativas diferentes) em quase todas as sociedades selvagens e tem a função de garantir a proibição do incesto, sem a qual o sistema sociopolítico, baseado nas leis de parentesco e de alianças, não pode ser mantido.
3. Função compensatória: o mito narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos de alguma perda como para garantir-Ihes que um erro passado foi corrigido no presente, de modo a oferecer uma visão estabilizada e regularizada da Natureza e da vida comunitária."
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994 (com adaptações).
Com base na leitura e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A proibição do incesto indica que, em determinado momento da nossa história, definiu-se a noção de família e de parentesco.
II. O pensamento mítico, que exerce as funções explicativa, organizativa e compensatória de forma irracional, não faz parte da cultura de um povo.
III. A abordagem de Lévi-Strauss apresenta base eurocêntrica porque hierarquiza as sociedades de acordo com a sua evolução científica e cultural, desvalorizando o pensamento mítico.
É correto o que se afirma apenas em:
A) 1 .
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.