O aplainamento é a operação de usinagem que utiliza uma ferramenta de corte monocortante com movimento linear alternativo em relação à peça. No aplainamento convencional, uma superfície reta plana é criada por esse processo. Existem duas configurações do processo de aplainamento: em uma o movimento de corte é realizado pelo movimento da ferramenta de corte sobre a peça, enquanto, que o outro, o corte é proporcionado pelo movimento da peça em direção à ferramenta. As ferramentas de corte no aplainamento têm uma única aresta principal de corte; mas, de forma distinta ao torneamento, o corte não é contínuo. O corte no aplainamento é realizado de modo intermitente, e a ferramenta está sujeita a uma carga de impacto na entrada da peça. Além disso, as máquinas-ferramenta estão limitadas a baixas velocidades de corte em virtude do mecanismo que gera o movimento oscilatório. Essas condições impõem a utilização de ferramentas de aço-rápido.
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes assertões e a relação proposta entre elas.
I. Peças trabalhadas em plainas geralmente são grandes e pesadas. As peças são suficientemente pesadas para resistir às grandes forças de corte e altas forças de inércia que resultam de mudanças rápidas na velocidade ao final do processo de usinagem.
PORQUE
II. As principais aplicações do aplainamento são as seguintes: usinagem de bancada de máquinas, de peças fundidas de grande volume e de blocos matrizes, de rasgos de chavetas, entalhes e dentes de engrenagem de grande dimensão.
GROOVER, Mikell P. Introdução aos Processos de Fabricação . Barueri-SP: Grupo GEN, 2014. E-book. ISBN 978-85-216-2640-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9