O arranjo físico é a característica do sistema de produção que normalmente notamos primeiro ao entrar em uma unidade produtiva, porque ele determina a aparência da operação. Assim, é natural que impacte a organização do trabalho que, por sua vez, é determinante das condições de trabalho. A respeito do tema, é correto afirmar que
a.
o atendimento ao princípio da flexibilidade dá ao sistema produtivo grande capacidade de adaptação a fatores externos à organização, enquanto o princípio da autorregulação implica mais robustez às linhas de produção e menor taxa de intervenção da manutenção corretiva, que aumenta a eficácia do sistema.
b.
o princípio da integração de todos os elementos que concorrem para o produto final tem, como primeiro requisito, a seleção de mão de obra com características psicofisiológicas adequadas às necessidades operacionais das atividades que deverá executar no sistema de produção.
c.
o arranjo físico posicional caracteriza-se pelo material ou pessoa processados pela operação ficar estacionário por impossibilidade, inviabilidade ou por inconveniência de mover-se entre as etapas do processo de agregação de valor, sendo exemplos a construção de edifícios, estaleiros e cirurgia de coração.
d.
na indústria, o arranjo físico por produto indica que as máquinas de uma mesma função são agrupadas em departamentos específicos, e o produto caminha até a máquina adequado à próxima operação, sendo que o mesmo grupo de máquinas serve a produtos diferenciados, aumentando a flexibilidade do sistema.
e.
o arranjo físico celular tenta aumentar as eficiências do geralmente ineficiente arranjo por produto, sendo baseado num conceito chamado de tecnologia de grupo, em que recursos similares são agrupados de forma que consigam processar um grupo de itens que requeiram similares etapas de processamento.