“O ballet clássico é uma forma de dança e arte que utiliza um conjunto de posturas para expressar emoções e intenções do artista. [...] As posições básicas do ballet clássico são cinco e todas elas exigem uma rotação lateral dos membros inferiores para a execução dos movimentos. Essa rotação coloca tensões nas articulações do pé e do tornozelo. As posições demipointe e pointe, respectivamente, meia ponta e ponta, deixam instáveis as articulações do pé e tornozelo exigindo o máximo da capacidade dos músculos e ligamentos. A ponta é a posição básica, que consiste em colocar o corpo sobre a ponta dos pés, sendo uma técnica avançada do ballet clássico praticada após alguns anos de treino e essencial para a elaboração dos movimentos e sequências próprias dessa dança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MILITÃO, L. N.; SANTOS, S. A.; SANTANA, L. A. Prevalência dos tipos de pés de praticantes de ballet clássico que utilizam sapatilhas de ponta. Fisioterapia Brasil, v. 12, n. 6, p. 406-409, nov./dez. 2011, p. 406. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/948/1932. Acesso em: 15 mar. 2023.
Segundo a citação e o livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na Educação Física sobre os movimentos corporais no balé, analise as seguintes afirmativas:
I. A primeira posição dos pés é fechada, com os calcanhares se distanciando.
II. A segunda posição dos pés deve ser em ponta, com os calcanhares aéreos.
III. A terceira posição dos pés se caracteriza em pés en dehors, e ocorre a partir da união do calcanhar do pé que está à frente e do meio do arco do pé de base.
IV. A quarta posição dos pés se assemelha a primeira, com os pés encostados.
V. A quinta posição dos pés se caracteriza pela máxima ação en dehors, em que a ponta do pé de base fica atrás do calcanhar do pé que está a frente, com as pernas unidas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A I, IV e V
B II e IV
C I e II
D I, II e V
E III e V