O bioma Mata Atlântica se estende de norte a sul do país indo desde o Estado do Piaui ao Rio Grande do Sul, margeando a brasileira e avançando em parte ao interior, sendo a área da maioria das grandes do Brasil. É um dos biomas com maior número de espécies do mundo. Entretanto, o fato de ser o bioma mais do Brasil, contribuiu para a degradação ambiental dos seus Apesar do alto grau de devastação, a Mata Atlântica é um dos biomas terrestres mais em espécies animais e vegetais sendo considerado um dos mundiais em biodiversidade. Possui climas desde úmido no Sul, até tropical e no Nordeste em regiões de transição com a Caatinga.
A fauna da Mata Atlántica é muito rica, com representantes de mico-leăo-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara, macacos, preguiças, jaguatiricas, cachorros-do-mato, tamanduábandeira, o tatu-peludo, a jaguatirica, e o cachorro-do-mato, cobras, são alguns dos mais conhecidos animais que vivem na Mata Atlântica,
Também não podemos esquecer da garça, o tiê-sangue, o tucano, as araras, beija-flores, periquitos, jararaca, jacaré-do-papo-amarelo,
cobra-coral, sapo-cururu, perereca-verde, ră-de-vidro, peixes conhecidos como o dourado, o pacu e a traira. Sem falar de insetos e demais invertebrados e das espécies que ainda nem foram descobertas pela ciência. Esta variedade biológica pode ser explicada pelos diferentes ecossistemas encontrados neste bioma e que estão diretamente com as diferentes características climáticas e associadas à exposição constante aos ventos úmidos vindos do .
mantêm uma relação profunda com a natureza, dependendo dela para sua .
A urbanização, a construção de portos e a industrializaçảo são algumas das ameaças a esse bioma, que sofre com o e a exploração excessiva de seus recursos naturais. Cerca de 70% da população brasileira vive em áreas que originalmente eram ocupadas pela Mata Atlântica. Esse é o bioma brasileiro que mais sofreu impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país, como os ciclos do da cana-de-açúcar, do ouro e do café.